dcsimg

Saiba quais são as notas máxima e mínima em cada prova do Enem


O Ministério da Educação divulgou as notas máxima e mínima em cada prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As notas são diferentes para cada parte. A escala não vai de 0 a 1.000, mas varia conforme o nível de dificuldade das questões e o desempenho dos estudantes para cada questão. A nota mínina é a menor pontuação obtida na prova. A máxima, por sua vez, é a maior que um candidato tirou naquela parte.

CONFIRA AS NOTAS MÁXIMA E MÍNIMA DE CADA PROVA DO ENEM
Área do conhecimento Menor nota TRI observada Maior nota TRI observada
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 263,3 903,2
Ciências Humanas e suas Tecnologias 300,0 887,0
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 224,3 835,6
Matemática e suas Tecnologias 345,9 985,1

A nota média dos alunos concluintes no ano passado no Enem (excluidos treineiros e egressos) é 500. Quanto mais para cima de 500 o candidato tiver tirado, melhor terá sido o seu desempenho. O inverso também vale: quanto mais abaixo de 500 tiver sido a nota, pior foi o seu resultado.

Para ter acesso ao resultado do Enem, é preciso acessar o site do MEC, informando o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição ao exame, mais a senha.

Em vez da soma simples do número de acertos, as notas são calculadas por um sistema de computador que dá uma pontuação diferente de acordo com o tipo da questão – isso é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). As perguntas da prova avaliam competências diferentes e têm graus de dificuldade variados também. As mais complexas valem mais. Por isso, o candidato não consegue chegar à nota da prova simplesmente somando as suas respostas certas.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: