dcsimg

Aluno vai saber concorrência para curso antes de entrar no SiSU, anuncia MEC


Os candidatos que estão usando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para escolher cursos em instituições de ensino superior poderão, agora, saber qual é o total de inscritos em cada opção, a nota de corte, a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos antes do login no sistema. A mudança foi anunciada nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Educação (MEC).

Na página do SiSU (http://sisu.mec.gov.br), já há um link com a inscrição “Antes de acessar o SiSU, confira a nota de corte.” A pesquisa pode ser feita por nome, estado, instituição, campus ou curso.

Somente as vagas de ampla concorrência têm as notas de corte exibidas na consulta. Segundo o MEC, a concorrência das vagas para cotistas não está disponível no sistema aberto. Neste caso, afirma o órgão, podem existir outros critérios de seleção além da nota.

As notas apresentadas pelo sistema de pesquisa são sempre um retrato da última atualização feita pelo MEC. Nas madrugadas, o SiSU fecha as inscrições para poder calcular qual é a nota de corte, que varia de acordo com as menções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das pessoas que se inscreveram nos cursos.

A nota a que o aluno vai ter acesso pelo novo link é a que saiu do corte da madrugada -ela não é atualizada em tempo real. Com a liberação, qualquer pessoa poderá ver qual é a concorrência. A ideia é que, antes da entrada no sistema, o candidato possa avaliar se tem chances ou não no curso ao qual pretende concorrer.

O processo continua até as 23h59 desta quarta (3). Este é o último fechamento do SiSU – no dia 5, será gerada uma lista de selecionados.

Desempate

O MEC mudou na segunda-feira (1º) o último critério de desempate. Por conta de um problema “na banda larga da Região Sudeste”, de acordo com o órgão, muitos alunos tiveram dificuldade para acessar o SiSU nos primeiros dias. Com isso, o último critério de desempate, que era a hora da primeira inscrição, foi abolido.

Caso o empate persista nas notas das cinco provas, os alunos que disputam a vaga serão selecionados.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: