dcsimg

Universidade avança 196 posições no ranking das melhores do mundo


A Universidade Federal da Bahia (UFBA) classificou-se entre as Top 600 no Ranking Web Mundial de Universidades, divulgado em janeiro deste ano, no 555º lugar. Com esse resultado, a UFBA ganhou 196 posições no Ranking Mundial, pois em 2008 havia se classificado entre as Top 1000, conquistando o 751º lugar. Ganhou duas posições no Ranking da América Latina, agora como a 16ª, consolidando-se em sétimo lugar entre as universidades federais brasileiras.

Decisivo para o bom posicionamento da UFBA foi o volume de citações de seus pesquisadores no Google Scholar no ano de 2009, situando-a na excelente 133ª posição nesse quesito.

No Ranking Mundial de indicadores da Web, a tradicional Harvard University desbancou o MIT (Massachusetts Institute of Technology) como a melhor instituição de conhecimento do mundo, agora em segundo lugar, seguido das universidades de Stanford, Berkeley e Cornell, respectivamente nas cinco primeiras posições.

A melhor classificada entre as instituições do Brasil é a Universidade de São Paulo, na 53ª posição no Ranking Mundial (pequena melhoria de duas posições) e primeira no ranking da América Latina. Entre as federais, a Universidade Federal de Santa Catarina foi a melhor classificada (222º lugar no mundo, ganhando 22 posições).

Entre as universidades brasileiras, a UFBA foi a instituição que mais ganhou posições nas últimas edições desse ranking. No mesmo bloco de classificação, posiciona-se junto a importantes instituições de conhecimento, de diferentes países, tais como Universidade de Antuérpia, Universitat Jena, Erasmus University de Rotterdam e a tradicional Universitá degli Studi di Roma Tre, na Europa, e as Universidades de Missouri e de Denver, nos EUA, e a Sherbrooke University, no Canadá.

O Ranking Mundial de Universidades e Institutos de Pesquisa na Web é patrocinado pelo CSIC, do Ministério de Ciência e Tecnologia da Espanha, e credenciado pela União Européia. O Catálogo de 2009 avaliou 17.876 universidades e centros de pesquisa independentes de 202 países. O ranking pode ser consultado no sítio www.webometrics.info.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: