dcsimg

Exame terá apenas 1 edição e a prova deverá ser em outubro


O ministro da Educação, Fernando Haddad, descartou, na manhã desta quarta-feira (10), a realização de duas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2010. No ano passado, o ministério havia cogitado aplicar duas avaliações.

Segundo ele, a data do exame deste ano será definida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação da prova. A data provável é o final do mês de outubro, por conta do pleito eleitoral que se realiza no começo do mesmo mês. Esta data ainda está sendo discutida entre os reitores dos institutos e das universidades federais com a direção do Inep, autarquia responsável pelo exame. A informação é do MEC (Ministério da Educação).

A nota do Enem é utilizada para a seleção de estudantes para vagas de universidades pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), por exemplo. Além destas formas de ingresso, instituições como a USP (Universidade de São Paulo) ou a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) costumavam utilizar a pontuação do Enem na nota final de seus vestibulares.

A grande diferença do Enem 2010 para a última prova é que ela deverá ter a cobrança de língua estrangeira, segundo o ministro. Este fato já havia sido anunciado no ano passado, pelo Inep.

E o Sisu?

De acordo com Haddad, poderá ser realizada uma nova edição do Sisu para o meio do ano. Tudo vai depender, no entanto, da adesão das instituições de ensino. O sistema seleciona os estudantes segundo seu desempenho no Enem.

Quando perguntado sobre sua avaliação sobre o funcionamento do Sisu, que apresentou grande desistência de candidatos convocados, o ministro se esquivou de responder: "Os estudantes com quem conversei saudaram o sistema", disse.

Haddad visitou a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e o hospital universitário. Ele foi convidado a participar da reunião do Conselho Universitário nesta quarta.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: