dcsimg

Universidade promove debate sobre novo modelo de vestibular


O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da UFPA - Universidade Federal do Pará (CONSEPE) deverá decidir, em breve, sobre o novo modelo de seleção para o ingresso de novos estudantes na Instituição, a partir de 2011. Para ampliar o debate sobre o assunto, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) promoverá um Encontro, na manhã do dia 6 de abril, no Centro de Convenções da UFPA, com a participação de dirigentes, professores, alunos e técnico-administrativos das unidades acadêmicas.

Na ocasião, serão apresentados vários modelos de seleção e informações sobre formas de avaliação para vestibulares, com a participação de convidados de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs) e dirigentes do Ministério da Educação (MEC), que falarão sobre experiências nos processos adotados e sobre a proposta de adesão ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os presentes poderão participar com perguntas e observações apresentadas por escrito, que serão sorteadas.

"Há várias coisas a serem definidas e precisamos fazer as escolhas o mais cedo possível para que os futuros candidatos às vagas saibam como se preparar e também para que a própria Instituição se organize para executar o novo modelo. Um modelo de seleção para ingresso em cursos de nível superior deve apontar os seus objetivos, os temas que serão abordados e as habilidades e competências que deverão ser avaliadas. Essas questões devem ser acompanhadas com muita atenção pelas equipes de docentes formuladoras e avaliadoras dos exames para que o processo não se desvirtue, isto é, perca o seu eixo, a sua centralidade. O PSS tinha como um dos seus objetivos a valorização dos conteúdos de cada uma das séries do ensino médio", assegura Marlene Freitas, pró-reitora de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (COPERPS).

A pró-reitora lembra, ainda, que, durante o processo de seleção, a comunidade universitária mobiliza-se e participa como fiscais, coordenadores, assessores ou acompanha de perto, como fazem os familiares e amigos de candidatos. "Por isso, todos podem colaborar com sua experiência e nossos universitários, calouros e veteranos podem nos apontar, do ponto de vista dos candidatos ao concurso, as vantagens e desvantagens de nossas escolhas", defende. Os posicionamentos observados no debate serão levados ao CONSEPE, órgão deliberativo da questão.

A PROEG está aceitando propostas escritas sobre o novo processo seletivo a ser implantado. Os interessados podem enviá-las para o endereço: proeg@ufpa.br. Mais informações sobre a UFPA: www.ufpa.br.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: