dcsimg

Universidade aderiu ao Enem e preencheu todas as suas vagas


A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) finalizou o período de matrículas para novos alunos dos cursos de graduação com o preenchimento de todas as 2.784 vagas oferecidas. Contando com as três etapas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao qual a universidade aderiu e que adota como critério único de seleção a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), foram realizadas nove chamadas: quatro pelo Ministério da Educação e cinco pela UTFPR.

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Maurício Alves Mendes, observou que o Sisu traz benefícios tanto para as instituições como para os candidatos, de acordo com a avaliação da UTFPR e todas as universidades que aderiram ao sistema.

"No caso da Universidade Tecnológica, até o vestibular de inverno de 2009, os candidatos somente poderiam se inscrever e prestar o exame em onze localidades", exemplifica o pró-reitor. "Com o Sisu, tivemos candidatos inscritos de todo o território nacional, com uma prova única, elaborada com métodos estatísticos desenvolvidos pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]", completa.

O resultado foi um número de inscrições expressivo. Apenas na primeira etapa do Sisu, a UTFPR registrou 46.278 candidatos inscritos. Em comparação com o último vestibular de verão, realizado em 2009 e que obteve 16.282 inscrições, foi um aumento de quase 200%.

Para Maurício Mendes, o programa desenvolvido para inscrições e matrículas do Sisu é bem funcional e permite a personalização por parte das universidades de acordo com suas peculiaridades e autonomia. "No entanto, temos consciência dos transtornos causados aos candidatos, assim como à nossa própria comunidade. Mas já tivemos retorno por parte do MEC dos ajustes que estão sendo implementados, levando-se em consideração as sugestões das próprias universidades participantes", salienta.

O pró-reitor afirma ainda que a UTFPR, assim como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), estará permanentemente avaliando o Sisu e a sua permanência no sistema.

Seleção de inverno

O processo seletivo de inverno de 2010 será novamente realizado pelo Sisu, já com aprimoramentos na lógica de inscrição e chamadas. A previsão é que sejam utilizadas novamente as notas do Enem 2009. Inscrições, seleção e matrículas devem acontecer em junho.

Diferente da primeira edição do Sisu, a seleção terá apenas uma etapa de inscrição. Os estudantes optarão por dois ou três cursos e, logo nesse momento, será gerada uma lista de classificação (espera). De acordo com essa lista é que as universidades farão suas chamadas - quantas forem necessárias para cada instituição preencher suas vagas.

Quanto ao Enem 2010, a prova deve acontecer em novembro. Segundo o MEC, as inscrições dos alunos deverão ser feitas entre junho e meados de julho, com prova nos dias 6 e 7 de novembro, e resultado no dia 6 de janeiro de 2011.

Na primeira edição do Sisu, a UTFPR ofertou 2.784 vagas em 74 cursos nos 11 campi, todas para o primeiro semestre letivo. As novidades foram os cursos de Engenharia Eletrônica, em Campo Mourão; Engenharia da Computação, em Cornélio Procópio; Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, em Medianeira; e Engenharia Química e Ciência da Computação, em Ponta Grossa.

Mais informações sobre a UTFPR acesse: www.utfpr.edu.br


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: