dcsimg

UFMS opta pelo Enem para ingresso de novos acadêmicos


O Conselho Universitário da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (COUN) decidiu hoje que o ingresso de novos acadêmicos na Instituição será feito utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), nos processos seletivos de Inverno e de Verão. Este sistema é utilizado para ingresso em diversas universidades públicas do País.

Com a decisão do COUN, as vagas que seriam preenchidas pelo vestibular de Inverno serão, agora, ocupadas conforme as listas de aprovados geradas pelo SiSU. O Pró-Reitor de Ensino e Graduação, professor Henrique Mongelli, explica que os alunos que estão cursando o terceiro ano no Ensino Médio não serão prejudicados, pois poderão fazer a inscrição e participar do Enem normalmente em 2010 para ingresso nas vagas oferecidas em 2011.

A partir deste ano ficam suspensos os vestibulares de Inverno e de Verão. Convém ressaltar que o processo seletivo de Inverno utilizando o SiSU é para cursos que se iniciam no segundo semestre de 2010. Para os cursos que têm início em 2011 será utilizado o Enem previsto para ocorrer em novembro de 2010.

Em reuniões em Brasília com a secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foi bastante elogiado por Reitores que utilizaram-no em suas Instituições. O Sistema Unificado é importante na democratização do acesso do ensino superior e o ENEM traz um estilo de prova em que o raciocínio e a interdisciplinaridade são explorados, em detrimento do conteudismo do vestibular tradicional, afirma o professor Henrique Mongelli.

A Reitora da UFMS, professora Célia Maria da Silva Oliveira, explica que a adoção do Enem é positiva. A Universidade adere à proposta de democratização do MEC integralmente já a partir de 2010. Acreditamos que a avaliação privilegiará a interdisciplinaridade.

No vestibular de verão para ingresso em 2010, a universidade havia adotado o Enem apenas como primeira fase.

Fonte: UFMS


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: