dcsimg

Inscrições para o Vestibular de inverno encerram hoje


Nesta segunda-feira (31/05), encerram-se as inscrições para o 1º Concurso Vestibular de 2011 (Vestibular de Inverno) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cujas provas serão realizadas nas tardes dos dias 17 e 18 de julho, em Apucarana, Castro, Guarapuava, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul e Telêmaco Borba.

Os interessados devem se inscrever através do endereço eletrônico www.uepg.br/cps, com prazo para pagamento da taxa de inscrição (R$ 90,00) até 1º de junho, nas agências bancárias ou qualquer local integrado ao sistema de cobrança por aviso de compensação bancária.

O balanço parcial das inscrições, até as 11 horas de sexta-feira (28/5), registra a participação de 12.681 candidatos, concorrendo a 679 vagas ofertadas pela UEPG, em 35 cursos nos campi de Castro, Ponta Grossa e São Mateus do Sul. A concorrência chega a 18,67 candidatos por vaga. Na divisão por cotas, são 3,8 candidatos por vaga (298 inscritos/78 vagas) na cota para negros; 16 por vaga (3.860/240) na cota da escola pública; e 23,6 candidatos por vaga (8.523/361) na cota universal.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o sistema on-line disponibilizado pela Comissão Permanente de Seleção (CPS), que organiza e executa os concursos vestibulares da UEPG. Em seguida, deverá preencher os dados solicitados, com atenção para as opções pelo sistema de cotas e cidade onde deseja prestar o concurso, além de responder ao questionário socioeducacional.

O passo seguinte é a impressão do boleto para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser recolhida até 1º de junho. A impressão da ficha de inscrição deverá ser feita quatro dias após o pagamento da taxa. Na ficha, deverá ser colada uma foto 3x4, recente e a fotocópia da carteira de identidade. A apresentação da ficha e do documento original de identidade será obrigatória para acesso aos locais de provas.

As provas do 1º Concurso Vestibular de 2011 da UEPG serão realizadas nos dias 17 e 18 de julho. No dia 17, serão aplicadas a primeira e segunda etapas, com as provas de Conhecimentos Gerais e Redação. Para 18 de julho, está programada a etapa vocacionada, na qual o candidato responderá às questões de áreas relacionadas ao curso pelo qual optou. São cinco grupos de provas com três disciplinas cada.
     
COTAS E ENEM

Os candidatos podem optar pelo sistema de cotas adotado pela UEPG desde 2006. Tal opção deverá ser manifestada no ato da inscrição. A UEPG abre espaço para estudantes oriundos da escola pública das redes municipal, estadual e federal e também para negros, igualmente provenientes da rede pública de ensino. Nos dois casos, os candidatos precisam comprovar ter cursado todas as séries do ensino médio ou equivalente em escolas públicas, através do histórico escolar, no momento do registro acadêmico.

A participação do cotista negro dependerá de autorização da Banca da Condição de Candidato Negro, incumbida de confirmar ou não o direito de inscrição na cota em questão. A referida banca estará instalada no Bloco da Reitoria, no campus em Uvaranas, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, nos dias 31 de maio e 1º de junho. O candidato que não comparecer, estará automaticamente incluído entre os cotistas oriundos da escola pública.
     
A UEPG também abre oportunidade para o aproveitamento do resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesse caso, o candidato deverá solicitar a adição dos pontos derivados do Enem ao total de pontos obtidos nas provas objetivas do concurso vestibular, escrevendo no espaço próprio da ficha de inscrição o seu número de inscrição no Enem, desde que realizado em 2009.

Mais informações sobre o Vestibular de Inverno no endereço www.uepg.br/cps
     
Fonte: UEPG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: