dcsimg

UEM abre câmpus de Ivaiporã com novo curso


A UEM estará com inscrições abertas para o concurso Vestibular que irá selecionar os alunos para o recém-criado câmpus de Ivaiporã. Os interessados terão o prazo entre 7 e 14 de junho para se candidatar a uma vaga nos cursos de Educação Física, História ou Serviço Social. Desses três cursos, os dois primeiros já são oferecidos no câmpus sede da UEM. Já Serviço Social é um curso novo dentro da Instituição e está sob a coordenação do professor João dos Santos Filho.
 
Ele explica que o projeto pedagógico do curso está pronto desde 2006, quando surgiram os primeiros debates sobre a implantação do câmpus naquela cidade. De lá para cá, o projeto passou por reformulações, adequando-se às novas exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Santos Filho acredita que o grande desafio desse novo curso é formar profissionais que tenham uma visão crítica e uma preocupação social, contrapondo-se à atuação assistencialista. É sob esses parâmetros que o curso foi formatado. Para o coordenador, o curso chega num momento importante, em que outros atores sociais entram na arena de debates para construção da cidadania, um espaço que antes ficava restrito a militantes de movimentos sociais. “Hoje a sociedade civil está mais participativa nessa questão e, desse modo, o curso de Serviço Social pode contribuir formando profissionais de qualidade”, diz o coordenador.

Outra característica importante do curso, segundo Santos Filho, é o fato de ele estar inserido em uma região com pouca oferta de cursos superiores. “Pelo levantamento realizado, o curso de Serviço Social não é oferecido em um raio de cerca de 150 km”, explica o coordenador.

Importante destacar que esse curso tem uma carga de estágio bastante carregada e que deve ser cumprida à risca pelos acadêmicos. “Quem for se candidatar a uma vaga deve estar ciente disso”, alerta o coordenador, explicando que a exigência será de 8 horas semanais de estágio.

O curso será oferecido no período noturno, terá quatro anos de duração e titulação de bacharel. Foram abertas 40 vagas, o mesmo número para os cursos de História e de Educação Física. Quem for aprovado no vestibular iniciará as aulas já em agosto. Isso se aplica aos três cursos.

As inscrições para o vestibular devem ser feitas exclusivamente pelo site http://www.vestibular.uem.br. Os inscritos devem enviar a documentação exigida à UEM até 15 de junho. Os candidatos realizarão as provas de 18 a 20 de julho, das 8h50 às 13 horas, em Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Maringá, Paranavaí e Umuarama. No primeiro dia, serão cobrados conteúdos de Conhecimentos Gerais; no segundo dia, os de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação; e no terceiro dia, de Conhecimentos Específicos. O resultado será divulgado no dia 6 de agosto, às 10 horas, pela internet.
  
Fonte: UEM


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: