dcsimg

UFSCar adere ao Sistema de Seleção Unificada - Sisu


Em reunião realizada na manhã do dia 14 de junho, o Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deliberou pela participação da Instituição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já em 2011. Com isso, a Universidade deixa de realizar seu vestibular próprio que, até 2010 foi aplicado pela Vunesp.

O Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, presidiu a reunião do ConsUni. Ele destacou a importância da decisão do Conselho e reiterou que ela representa um avanço para democratização do acesso ao Ensino Superior público e de qualidade. "A nossa participação no SiSU faz com que a UFSCar esteja acessível a estudantes de todo o País. No modelo de vestibular próprio as provas eram realizadas em doze cidades. Com o SiSu apoiado na realização do Enem, nós vamos possibiltar que estudantes de todo o País participem do processo seletivo", enfatizou o Reitor, que aponta também que a participação da UFSCar no Sistema está respaldada nos bons resultados que o SiSu já tem apresentado.

A decisão do ConsUni foi tomada depois de uma ampla discussão sobre o tema com a comunidade universitária. Além de várias reuniões realizadas nos Centros e com os alunos, a Instituição recebeu, no dia 10 de maio, a visita de Maria Paula Dallari Bucci, Secretária de Ensino Superior do MEC, que apresentou a todos a proposta do SiSU. Na ocasião também estiveram presentes Maria José de Sena, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e Isabel Cristina Auler Pereira, Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Tocantins.

A Pró-Reitora de Graduação (ProGrad), Emília Freitas de Lima, também enfatizou a importância da decisão e chama a atenção dos alunos interessados em ingressar na UFSCar para o novo formato de seleção. "A decisão de hoje já indica que todos os que queiram cursar alguma graduação presencial na UFSCar devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e, posteriormente, indicar a opção pela UFSCar no SiSU", orienta Emília.

O prazo para inscrição no Enem 2010 estará aberto entre os dias 21 de junho e 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35 e os estudantes de escolas públicas são isentos da taxa. As provas do Exame serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro em todo o País. Mais informações sobre o Enem podem ser consultadas em www.inep.gov.br.

Fonte: UFSCar


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: