dcsimg

UFPR adere ao Sisu, retoma Provar e oferece número recorde de vagas


O Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepe) da UFPR decidiu, em reunião na manhã da última sexta-feira (18/06), pela utilização do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação em seu vestibular 2010-2011. O Conselho também aprovou a retomada do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).   
                                
Conforme a resolução proposta pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e aprovada pelo Cepe, a UFPR disponibilizará este ano 10% das vagas de cada um de seus cursos para os alunos selecionados através do Sisu. No caso de cursos como Educação Física, que em 2010 terá 144 vagas, o número (14,4) será arredondado para cima.

Através do Sisu, instituições públicas de educação superior selecionam novos estudantes exclusivamente com base na nota obtida por eles no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A partir de 2010, ligeiramente alterado em relação ao ano passado, os candidatos poderão fazer duas opções de curso em universidades do país inteiro e concorrer a elas através da prova do Enem.

"O Sisu será também mais uma porta de entrada para a UFPR. Os candidatos poderão concorrer pelos dois sistemas, o vestibular e o Sisu, seja para cursos diferentes ou para o mesmo curso da UFPR", explicou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, em entrevista coletiva na tarde do dia 18.

Os 90% restantes das vagas continuam sendo preenchidos pelo processo seletivo da instituição, que se mantém em duas fases - a primeira no dia 14 de novembro e a segunda nos dias 5 e 6 de dezembro - e com as cotas sociais e raciais para ingresso. Como no processo 2009-2010, a nota do Enem segue tendo um peso equivalente a 10% do escore final do vestibular da UFPR.

Apenas seis cursos da universidade não reservarão 10% de suas vagas para o Sisu: Música, Design e Arquitetura e Urbanismo, por necessitarem de provas de habilidades específicas; e Matemática, Matemática Industrial e Estatística, por utilizarem o vestibular estendido.

Segundo o reitor, outras motivações da UFPR para adotar o sistema unificado foram a avaliação positiva das universidades que já aderiram ao Sisu e a democratização do acesso à UFPR. "Às vezes, por uma restrição de renda, um candidato que mora longe não pode viajar e prestar o nosso vestibular. Com o sistema unificado em todo o país, ele pode concorrer a uma vaga na nossa universidade", esclareceu o reitor.

Mesmo assim, Zaki Akel destacou que o Sisu está sendo adotado em caráter experimental. Em 2011, voltará a ser avaliado pelo Conselho.

Provar

Na mesma reunião, o Cepe também aprovou a retomada do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar). Serão 1.446 vagas ociosas que serão ocupadas no biênio 2010-2011. Na primeira fase, será dada prioridade aos alunos da UFPR interessados em mudar de turno ou curso. Em um segundo momento, o processo será aberto.

O Provar havia sido suspenso em 2009, para passar por uma reavaliação. A principal mudança do novo processo, segundo a pró-reitora Maria Amélia Sabbag Zainko (Graduação), é o aumento da participação das coordenações de curso no processo. Segundo ela, isso evitará, entre outras coisas, o inchaço das turmas. "Agora, quem faz o processo de formação, fará também a seleção desses alunos, a análise das solicitações. Antes, alguns alunos chegavam sem o domínio de conteúdos, precisavam ser remanejados, inchavam algumas turmas", avaliou ela.

Expansão

No que diz respeito às vagas, este ano a UFPR voltará a ampliar a oferta, tendência que se verifica desde 2007. Em Curitiba, Palotina e Pontal do Paraná, o aumento será de 5.334 para 5.540.

Essa ampliação provém dos três novos cursos de graduação (bacharelado em Terapia Ocupacional, com 60 vagas; Tecnologia em Gestão Pública, 45 vagas; e Agronomia, no campus Palotina, 80 vagas) e do aumento das vagas por parte de outros cinco cursos já existentes.

Somada às vagas disponibilizadas no Setor Litoral, em Matinhos, em vestibular realizado no mês passado, a ampliação aprovada hoje pelo Cepe perfaz um total de 5.975 vagas para 2010, o maior da história da UFPR.

Fonte: Sandoval Matheus (estagiário), sob orientação de Fernando César Oliveira  / UFPR
 


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: