dcsimg

UFSM terá novo sistema de ingresso no Ensino Superior


Após 3 horas de discussões, debates, exposições de opiniões, os 38 membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFSM aprovaram o Processo 090/2010, de autoria da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), que trata do novo modelo de Concurso Vestibular da Universidade. Na mesma ocasião, foi apreciado e aprovado, além de 27 homologações de concursos para professor adjunto da Instituição, o parecer da Comissão de Legislação e Normas (CLN) do Conselho, ao projeto oriundo do Diretório Central dos Estudantes (DCE), denominado Processo Transversal de Seleção. Esse parecer sugere que tal iniciativa seja foco de fóruns e debates, a fim de que haja mais discussão com a comunidade acadêmica e sociedade em geral sobre o tema.

Já o processo da PROGRAD teve parecer favorável das Comissões de Legislação e Normas e de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEPE, sendo aprovado com uma votação acirrada, já que 19 conselheiros votaram a favor do parecer, e 19, contra. No entanto, o Regimento do CEPE estabelece que, nestes casos, o voto de desempate é de responsabilidade do reitor, que proferiu sua escolha pelo novo sistema de ingresso.

Pelo novo projeto, haverá duas modalidades de seleção para ingresso na UFSM: seriada, que segundo o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca, está implantada em 25 instituições do país, e única. Na prática, as provas, em ambas situações, terão conteúdos de cada ano do Ensino Médio. Dessa forma, a prova do primeiro dia, abordará assuntos referentes ao currículo do 1º ano, e assim por diante. A iniciativa prevê ainda que 20% da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é levada em conta na pontuação final do candidato. De acordo com as mudanças, o Vestibular da UFSM passa a ser descentralizado, ou seja, as provas serão realizadas em 105 cidades-polo, e o PEIES será extinto.

Datas

Junto ao Processo 190/2010, está o Edital 003/2010 que regulamenta o Concurso 2011, já estabelecendo algumas datas referentes à seleção: 2 de agosto a 10 de setembro, período de inscrições ao Vestibular, enquanto que as provas estão agendadas para os dias 5, 6 e 7 de janeiro próximo.

Para mais informações, acesse o site da UFSM.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: