dcsimg

Vestibular da UnB é neste final de semana


As provas do vestibular da Universidade de Brasília serão aplicadas neste final de semana. Ao todo, 21.791 candidatos se inscreveram para as 3.958 vagas em cursos diurnos e noturnos no campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, e nos campi de Planaltina, Ceilândia e Gama. As provas serão realizadas em vários pontos de Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga e nas cidades de Formosa, Goiânia e Valparaíso, no estado de Goiás, e Uberlândia, em Minas Gerais.

No sábado, 17 de julho, serão aplicadas três provas, uma de língua estrangeira, com 30 questões objetivas, e outra de português, literatura portuguesa, geografia, história, artes, filosofia e sociologia, com 120 itens. A terceira é a prova de redação.

No domingo, dia 18, haverá uma única prova, que inclui as disciplinas de biologia, física, química e matemática, com 150 itens. Nos dois dias, as provas têm início às 13h. Os candidatos têm cinco horas, em cada dia, para responder às questões.

A decana de Ensino de Graduação, Márcia Abrahão, recomenda que os candidatos não cheguem em cima da hora da prova. “É importante chegar antes, entrar sem pressa, fazer uma boa refeição. São fatores que ajudam a manter a calma e garantir uma boa prova”, afirma.

As datas das provas estavam previstas para os dias 19 e 20 de junho, mas foram alteradas por causa da Copa do Mundo. Ao todo, a universidade oferece 3.958 vagas em 92 cursos. Dessas, 3.304 vagas são para cursos diurnos e noturnos do campus Darcy Ribeiro, no Plano Piloto, e 744 dos campi de Planaltina, Ceilândia e Gama. “Tivemos um aumento de 176 vagas em relação ao primeiro semestre de 2010”, observa a decana.

A lista com os locais e horários do exame pode ser conferida no edital divulgado no dia 7 de julho pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) e pelo Decanato de Ensino e Graduação (DEG), que organizam o vestibular. Veja aqui.

CONCORRÊNCIA - O vestibular da UnB é realizado por meio de dois sistemas de vagas: o universal e o de cotas para negros. Pelo sistema universal, concorrem 2.650 candidatos para os cursos diurnos e noturnos do campus Darcy Ribeiro e 596 para os dos campi de Planaltina, Ceilândia e Gama. Já pelo sistema de cotas, foram 654 inscritos para os cursos do campus Darcy Ribeiro e 148 para os campi fora do Plano Piloto.

No sistema universal, considerando cursos noturnos e diurnos, o mais concorrido é o de medicina, com 84,1 candidatos por vaga. O curso, oferecido no campus Darcy Ribeiro somente no período diurno, teve 2.439 inscritos para as 29 vagas abertas. Direito no período noturno aparece em segundo lugar, com 19,2 candidatos por vaga. Engenharia Civil fica em terceiro, com 17,7 inscritos por vaga.

Medicina e Direito (noturno) também são os cursos mais concorridos pelo sistema de cotas para negros. Em Medicina, a concorrência é de 45 alunos para cada uma das sete vagas disponíveis. Já em Direito (noturno), a relação é 11 candidatos por vaga. Confira aqui a demanda por vaga para cada curso, período e sistema de seleção.

NOVIDADES - Do total de candidatos inscritos, 963 participarão como treineiros, modalidade adotada pela primeira vez no vestibular da UnB. Treineiro é aquele aluno que não concluiu o ensino médio, mas deseja participar das provar para avaliar seus conhecimentos. A finalidade é exclusiva de treinamento. O candidato não poderá utilizar a pontuação obtida, ainda que ela seja alta, para pleitear a matrícula em qualquer curso da UnB.

Outra novidade deste vestibular é que a prova de redação valerá quatro pontos. Nos exames anteriores, valia três. Além disso, os candidatos vão encontrar itens de múltipla escolha nas provas. Chamados itens do tipo C. Uma terceira novidade é a oferta de três novos cursos no campus Darcy Ribeiro: Turismo, no período diurno, e Filosofia (licenciatura) e Gestão do Agronegócio, no noturno. O número significativo de inscrições para os novos cursos mostra que existe demanda, segundo a decana de Graduação da UnB Márcia Abrahão. Foram 159 inscritos para Turismo (diurno), 108 para Filosofia – Licenciatura (noturno) e 64 para Gestão do Agronegócio (noturno). "A UnB acertou na inclusão destes cursos na grade da instituição”, comentou a decana.

Os gabaritos oficiais preliminares das provas serão divulgados na internet a partir das 19h do dia 21 de julho no site do Cespe. A relação dos candidatos selecionados em primeira chamada será divulgada a partir das 17h da data provável de 25 de agosto. Entre os dias 30 de agosto de 30 de setembro está disponível também na página um espelho de desempenho individual de cada candidato.

Veja o edital do vestibular 2º/2010 aqui.

Para mais informações, acesse o site da UnB.

Fonte: UnB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: