dcsimg

Divulgado edital com regras do concurso e orientações para solicitar isenção


Com a publicação do Edital de seu Vestibular 2011, a UFSC abre a partir do dia 13 de agosto as inscrições para solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Este ano, pela primeira vez, a UFSC vai conceder isenção parcial (50% da taxa de R$ 90,00) para todos os candidatos que se inscreverem em uma Licenciatura ou Pedagogia.

A isenção total é direcionada a candidatos que comprovarem situação socioeconômica que impossibilite o pagamento. Será concedida a estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovarem baixa renda por meio de documentação.

Todas as orientações estão no Edital. A relação das isenções totais aprovadas será divulgada no dia 28 de setembro, no site www.vestibular2011.ufsc.br e nos Postos de recebimento da documentação.

O Vestibular UFSC/2011 será realizado nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2010. A alteração de um dia em relação ao previsto no Calendário Acadêmico da UFSC foi motivada pelo fato de que 18 de dezembro marca o aniversário de 50 anos da Instituição.

As provas acontecem nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. As inscrições para o concurso serão realizadas somente pela internet, no site www.vestibular2011.ufsc.br, no período de 28 de setembro a 27 de outubro.

A princípio, o número de vagas é 6.021, o mesmo do ano passado, em 82 cursos/habilitações. Entretanto, de acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), até o início das inscrições a Câmara de Ensino poderá aprovar o oferecimento de cursos novos, ou a ampliação dos atuais.

Orientações para Solicitação da isenção:

Isenção Parcial: será concedida a candidatos aos cursos de Licenciatura ou Pedagogia, que deverão encaminhar para a Coperve/UFSC, até o dia 28 de outubro, o comprovante de que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio.

O comprovante poderá ser entregue na secretaria da Coperve/UFSC, no campus da UFSC no bairro Trindade, em Florianópolis, ou encaminhado à comissão por meio de Sedex ou de carta registrada.

Isenção total: será concedida aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovarem situação socioeconômica que impossibilite o pagamento

- O candidato cadastrado no CadÚnico deve:
Acessar o site www.vestibular2011.ufsc.br/isencao no período de 13 de agosto a 13 de setembro e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo CadÚnico.

- O candidato não cadastrado no CadÚnico deve:
1 - Acessar o site www.vestibular2011.ufsc.br/isencao no período de 13 de agosto a 13 de setembro e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção;

2 - Enviar para a Coperve, via internet, o formulário preenchido e:

I -    Imprimir o Comprovante de Requerimento de Isenção da taxa de inscrição, assinando-o no local indicado;
II -    Anexar os documentos comprobatórios solicitados (ver relação completa no site) e anotar o número de folhas anexadas ao requerimento impresso;
III -    Colocar o requerimento e a documentação em um envelope destinado à Coperve/UFSC – Solicitação de Isenção, identificando o remetente com o número do requerimento de isenção;
IV -    Encaminhar o envelope contendo o requerimento assinado e a documentação anexada para a Coperve até o dia 14 de setembro via correios ou postos de recebimento:
a)    Via correios, por Sedex ou carta registrada com Aviso de Recebimento (AR), para Coperve/UFSC, Campus Universitário, Bairro Trindade, CEP 88040-900, Florianópolis, Santa Catarina;

b) Via Postos de Recebimento nas seguintes cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. O endereço e os horários de atendimento dos Postos de Recebimento da documentação serão divulgados no site www.vestibular2011.ufsc.br

Novo Enem

A UFSC continua também a adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio (Novo Enem) como percentual de 20% em seu vestibular. Para compor sua nota do vestibular com o Novo Enem o candidato deverá fazer esta opção no formulário de inscrição.

Acompanhe o calendário do Vestibular UFSC 2011:

- Inscrições: 28 de setembro a 27 de outubro
- Confirmação de Inscrição: a partir de 18 de novembro
- Inscrições para isenção parcial (opção para candidatos aos cursos de Licenciatura ou Pedagogia): até 28 de outubro
- Inscrições para isenção total: Preenchimento de formulário até 13 de agosto no site www.vestibular2011.ufsc.br/isencao e envio de documentação para Coperve até 14 de agosto, por correio ou entrega em postos de recebimento
- Inscrições de isenção para candidato cadastrado no CadÚnico: de 13 de agosto a 13 de setembro
- Divulgação de isenções deferidas: a partir de 28 de setembro
- Realização das provas: 19, 20 1 21 de dezembro


Dias de provas e disciplinas:

Prova 1
Dia 19/12/2010 / 14h às 18h
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (12 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano (08 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Matemática (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2
Dia 20/12/2010 / 14h às 18h
- História (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Geografia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Física (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);
- Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3
Dia 21/12/2010 / 14h às 18h
- Redação;
- 4 questões discursivas.

Mais informações: www.vestibular2011.ufsc.br / (48) 3721-9200

Fonte: Arley Reis / Jornalista da Agecom / UFSC


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: