dcsimg

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011


Em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira, 17, a pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEG/UFPA), professora Marlene Freitas, e o assessor técnico da PROEG, Mauro Magalhães, anunciaram as novidades no certame deste ano, entre elas, a criação de novos cursos de graduação, e tiraram dúvidas quanto ao novo modelo de seleção da Universidade, que terá como um dos critérios as notas do ENEM. “Temos uma expectativa bastante positiva com a adoção do Enem neste processo, inclusive para que possa contribuir com a concepção e formulação de políticas a serem definidas e propostas pela Universidade”, afirmou a pró-reitora, Marlene Freitas.

A expectativa da coordenação do concurso para este ano é de 80 mil inscritos. Em 2010, foram mais de 50 mil candidatos que se inscreveram para as três fases de seleção da UFPA. Para o PS 2011, são ofertadas 6.134 vagas, sendo 3.602 para a capital e 2.532 para o interior do Estado, divididas em 146 cursos e 12 municípios. Os cursos novos são  Bacharelado em Terapia Ocupacional, com 30 vagas ofertadas no Campus de Belém, e o de Licenciatura em Letras LIBRAS-Língua Portuguesa, no Campus de Soure. As graduações foram criadas com recursos do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni/Ministério da Educação).

Outros cursos que já existiam na UFPA serão ofertados pela primeira vez em alguns campi, como o de Bacharelado em Geografia no Campus de Marabá, onde já havia o curso, mas na modalidade de Licenciatura. Em Cametá, também pela primeira vez, será ofertado o curso de Sistema de Informação, que funcionará com professores do próprio Campus.

Provas – O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. A primeira  seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), as quais acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses. As provas do Enem constarão de um total de 180 questões, 90 cada uma, mais a redação, e terão 50% de peso na seleção da Universidade.

A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. A prova será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o Processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

Inscrição – Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.ceps.ufpa.br, a partir do dia 20 de setembro. As inscrições se encerram às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,00 e poderá ser pago até o dia 20 de outubro, dentro do horário bancário. Para os candidatos que não dispõem de acesso à Internet, o Centro de Processo Seletivo (CEPS/UFPA) disponibilizará computadores e impressoras, no período de 20 a 26 de setembro de 2010, das 9 às 17 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados. Os equipamentos estarão disponíveis no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado no Campus do Guamá, em Belém, e nos campi do interior do Pará.

Isenção – Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar a prefeitura de seu município e solicitar a inclusão, que segue os mesmos critérios de inclusão nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Em Belém, a inscrição para obter o CadÚnico deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura Municipal, os CRAS. Clique aqui para ver os endereços próximos de sua residência. No interior, os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do seu município.

 O resultado das isenções deferidas será divulgado a partir de 8 de outubro de 2010, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br.

Exame de Habilidades - Os candidatos aos Cursos de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança se submeterão preliminarmente ao Exame de Habilidades, que será realizado no dia 21 de novembro de 2010.

Cotas - Serão criadas duas vagas adicionais em cada curso, para uso exclusivo de candidatos indígenas e uma vaga, por acréscimo, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência, de acordo com a Resolução 3.883 de 21 de julho de 2009, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Cinquenta por cento das vagas de cada curso serão disputadas por candidatos que comprovarem haver cursado todo o ensino médio em escola pública. Destas, 40% serão destinadas aos candidatos que se declararem pretos ou pardos.

Eliminação - Estará automaticamente eliminado do PS/UFPA 2011 o candidato que não houver se submetido à prova do Enem/2010; obtiver nota zero em uma das 4 áreas do Enem/2010; obtiver nota inferior a 4 na prova de Redação; não comparecer à 2ª Fase do PS/UFPA 2011; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova objetiva da 2ª Fase; apresentar-se à prova da 2ª Fase com atraso ou sem a documentação exigida; obtiver nota zero em 3 disciplinas da prova da 2ª Fase.

 Feira – No período de 14 a 16 de outubro, no horário das 10h às 20 horas, a UFPA promoverá a Feira do Vestibular dentro do Campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém. O evento fornecerá informações sobre as diversas áreas profissionais e cursos da Universidade. Haverá palestras, apresentações culturais, atividades lúdicas, dinâmicas e mostra cultural cinematográfica, além de um "Aulão" sobre diferentes disciplinas para os candidatos. As palestras serão realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

Fonte: Ericka Pinto e Ana Danin – Assessoria de Comunicação da UFPA.


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: