dcsimg

Divulgada a relação candidato-vaga do Vestibular 2011


Já está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular UFMG (Copeve) a lista da relação candidato/vaga do Vestibular UFMG 2011. Confira:

- Relação Candidato x Vaga 2011

Os cinco cursos com maior relação candidato/vaga são:

- Medicina:  17.290 candidatos e 54,03 candidatos/vaga
- Engenharia Química: 1.517 candidatos e 25,28 candidatos/vaga
- Direito (diurno): 4.004 candidatos e 20,02 candidatos/vaga
- Comunicação Social (Publicidade): 794 candidatos e 19,85 candidatos/vaga
- Engenharia Civil : 3.936 candidatos e 19,68 candidatos/vaga.

O curso de Medicina teve, no ano passado, relação de 34,54 candidatos por vaga.

No total, foram 70.113 inscritos para as 6.640 vagas disponíveis em 75 cursos. O último vestibular teve 63.959 candidatos, o que significa que houve este ano aumento de cerca de 10% no número de inscritos.

Em Montes Claros, os cursos mais disputados foram Agronomia (5,58 candidatos/vaga), Engenharia Agrícola e Ambiental (5,50 candidatos/vaga) e Administração (5,33 candidatos/vaga).

Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular para ingresso em 2011. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011.

Provas de matemática

As provas específicas da segunda etapa terão novidades. Serão duas provas diferentes de matemática que terão nível de “profundidade” diferenciado de acordo com o curso. A prova de matemática A será para os cursos de Gestão Pública (curso oferecido em Belo Horizonte) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).

A prova de matemática B será aplicada para os demais cursos que têm esta disciplina na segunda etapa: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de matemática B.

A leitura dos livros indicados anteriormente para o Vestibular continua valendo para candidatos aos cursos de Letras, Comunicação Social, Teatro e Dança. Não haverá redação na segunda etapa, pois será utilizada a nota da redação do Enem.

Educação a distância

Os candidatos aos cursos de Educação a Distância deverão se inscrever no Vestibular UFMG 2011 no período de 11 a 25 de outubro, e a taxa é de R$ 10. Esses candidatos também deverão ter o número de inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010, que valerá como etapa única de seleção.

Serão ofertados cursos de bacharelado em Geografia, licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química, que exigirão encontros presenciais em 11 cidades-polo – Araçuaí, Bom Despacho, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni. Essa modalidade é realizada por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Cada polo oferecerá um ou dois cursos diferentes, não necessariamente todo esse conjunto de cursos. O edital também define que 50% das vagas ofertadas para licenciatura em Matemática, Pedagogia e licenciatura em Química serão destinadas a professores em exercício na rede pública.

Ainda segundo o edital, “o Certificado de Conclusão de um curso de EAD oferecido pela UFMG é válido em todo o território nacional e os alunos dessa modalidade são estudantes regularmente matriculados nessa universidade e, por isso, gozam dos mesmos direitos e deveres atribuídos aos alunos dos seus cursos presenciais”.

Educação do Campo e Indígena

Na Licenciatura em Educação do Campo, a seleção será feita exclusivamente através do Enem e os candidatos devem se inscrever também na UFMG, no período de 27 de setembro a 8 de outubro, pelo site www.ufmg.br/copeve. A taxa de inscrição é de R$ 15.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, na área de Ciências Sociais e Humanidades, em escolas que atendem às populações do campo. O candidato deve comprovar, por meio de documentação descrita no item II.9 do edital, vínculo com o espaço socioterritorial do campo.

As inscrições para o vestibular do Curso de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas também deverão ser feitas no período de 27 de setembro a 8 de outubro. Os candidatos não precisam fazer as provas do Enem e devem atentar para a documentação específica, no item II.9 do edital. As provas específicas abertas serão realizadas no dia 21 de novembro de 2010, às 14h.

Os telefones da Copeve são (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: