dcsimg

Brasil - 2010: 60 anos da televisão brasileira


O vestibular 2010-2011 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) tem 43.892 candidatos inscritos. A informação foi divulgada pelo Núcleo de Concursos (NC) da instituição.

O número, que ainda pode variar em razão de eventuais registros tardios de pagamento, é superior ao registrado no ano passado, quando o vestibular da UFPR teve cerca de 43,7 mil candidatos.

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 diferentes opções de cursos de graduação - quatro a mais do que no ano anterior. O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado até 2007, quando a universidade oferecia 4.099 vagas.

Do total de 43.892 inscritos na atual edição do vestibular, 9.417 concorrem nas chamadas cotas de inclusão social, que reservam 20% das vagas a estudantes que sempre estudaram em escolas públicas.

Outros 2.079 concorrem nas cotas de inclusão racial, que destinam 20% das vagas a estudantes negros.

As provas da primeira fase estão marcadas para o dia 14 de novembro. As da segunda fase acontecem nos dias 5 e 6 de dezembro. Ambas as fases acontecem no período da tarde.

Prova preliminar

A relação candidato-vaga será divulgada pela UFPR somente após o resultado da prova de habilidades específicas de Música, de caráter eliminatório, que acontece na tarde deste domingo (10).

Cerca de 200 candidatos farão esta prova, distribuídos em cinco turmas no Departamento de Artes da UFPR, na rua Coronel Dulcídio, 638, no bairro Batel, em Curitiba. O comprovante de ensalamento desta avaliação preliminar está disponível no endereço http://www.nc.ufpr.br.

Fazem a apenas os candidatos aos cursos de Musica - Educacao Musical (Licenciatura) e Produção Sonora (Bacharelado). Os que não forem aprovados concorrerão a uma segunda opção de curso, escolhida no momento da inscrição. A divulgação deste resultado está prevista para o dia 20 deste mês.

"É importante lembrar a estes candidatos que faltar a esta prova preliminar implica na eliminação do processo seletivo", alerta Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR. "Os demais candidatos podem aproveitar esse período para conferir a situação de suas inscrições em nosso site."

Sisu e Enem

O vestibular da UFPR irá selecionar os alunos para 90% de suas vagas. O percentual restante de vagas (10%) será preenchido através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do Ministério de Educação.

Como no ano passado, o Enem representará 10% da composição final da nota dos candidatos.

O vestibular irá selecionar 100% dos alunos nos casos dos cursos que exigem prova de habilidade específica (Arquitetura e Urbanismo, Design e Música) e dos cursos que contam com o processo seletivo estendido (Estatística, Matemática e Matemática Industrial).

Em cada curso da UFPR há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência que se enquadrem nas categorias discriminadas no decreto federal de número 3.298/1999, em seus artigos 3º e 4º - este último com a redação dada pelo decreto 5.296/2004.

Calendário do vestibular da UFPR

- Data de realização da prova de habilidade específica (somente para os candidatos aos cursos de Música):
10 de outubro de 2010 - período da tarde.

- Provas da 1ª fase:
14 de novembro de 2010 - período da tarde.

- Provas da 2ª fase:
5 e 6 de dezembro de 2010 - período da tarde.


Fonte: Fernando César Oliveira - UFPR


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: