dcsimg

Inscrições para o PAS terminam hoje


Termina nesta quarta-feira, dia 20, o prazo para estudantes do ensino médio se inscreverem no Programa de Avaliação Seriada (PAS), da Universidade Federal de Lavras (Ufla). Este processo seletivo é uma das formas de ingresso na instituição, oferecendo 40% do total de vagas previstas para o primeiro semestre. Para 2011, são 386 oportunidades em 22 cursos.

Na primeira e na segunda etapas, as avaliações serão aplicadas (questões objetivas, de múltipla escolha e Redação) pela própria Ufla. Cada fase terá um peso diferenciado: 30% nas duas fases iniciais e 40% na terceira etapa que corresponde a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os estudantes terão que se inscrever em qualquer uma das etapas do PAS até 20 de outubro pelo http://www.copese.ufla.br.O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00. É importante frisar que, apesar da prova da terceira etapa do PAS ser o Enem, o candidato a esta etapa também deverá efetuar sua inscrição pelo site, fazendo a opção por um curso. Neste caso, o prazo vai até 25/10 e não há pagamento de taxa.

As provas da primeira e da segunda etapas serão aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro, das 08h às 11h30. No primeiro dia, serão realizadas as avaliações de Biologia, Física, Matemática e Química. No segundo, os estudantes fazem prova de Geografia, História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Redação.

Os candidatos podem optar por realizar as provas nas seguintes cidades; Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora e Uberlândia.

Mais informações e edital completo no site http://www.copese.ufla.br, pelos fones 35.3829.1120/1133 ou pelo copese@ufla.br.

Entenda melhor como funciona o Processo Avaliação Seriada 2011 da Federal de Lavras

A partir do momento em que o aluno entra no ensino médio, as pressões para ingressar em uma boa universidade surgem. Enquanto alguns optam por estudar intensamente para o vestibular e ENEM só no terceiro ano e cursinho, outros começam desde cedo a se preparar para os processos seletivos do fim do ano. Em ambos os casos, a concorrência é acirrada e estressante.

Porém, o chamado Vestibular Seriado, aparece como uma boa oportunidade para o aluno que quer estudar em uma Universidade Federal. O processo dura três anos consecutivos e foi adotado pela Universidade Federal de Lavras.

Como funciona o processo

Podem se inscrever no PAS alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. O processo é dividido em 3 etapas, cada uma ocorrendo ao fim de cada ano letivo. Nas duas primeiras são realizadas provas objetivas, mais redação. Na última, o candidato deve fazer a prova do ENEM e indicar o seu respectivo número de inscrição no site da COPESE, além de escolher o curso ao qual pretende concorrer.

O resultado final é o somatório das notas obtidas nas três etapas na seguinte proporção: 1ª Etapa 30% + 2ª Etapa 30% + 3ª Etapa 40%. As inscrições devem ser feitas no site http://www.copese.ufla.br/copese, custando R$ 85,00 (oitenta e cinco reais). As provas da 1ª e 2ª etapa serão realizadas nos dias 27 e 28 de Outubro.

Vantagens para o candidato

Além de fazer 2 provas com o conteúdo relativo ao primeiro e segundo ano do ensino médio, o aluno recebe um relatório com os resultados. Desta forma ele poderá avaliar seu desempenho em cada fase e corrigir suas falhas ao longo do processo.

As inscrições vão até as 18 horas do dia 20 de Outubro. Aproveite esta oportunidade para investir desde já em uma vaga na Universidade Federal de Lavras, uma das melhores Instituições de Ensino Superior no país.

Fonte: UFLA


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: