dcsimg

Medicina lidera a concorrência do PSS 2011


A exemplo do que se verificou nos últimos dois anos, também no Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de 2011, Medicina com média de 46,3 candidatos por vaga, é o curso mais concorrido. São 3.613 candidatos disputando as 78 vagas oferecidas pela instituição.  No ranking, aparecem, em seguida, Odontologia, com 16,6 por vaga, Fisioterapia, que tem 14,6 inscritos por vaga, e Direito em Santa Rita, com média de 14,4 por vaga, como os mais disputados. A relação foi anunciada pela Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).

 A instituição registrou 48.361 candidatos inscritos que disputarão 7.017 vagas distribuídas entre os cursos da UFPB e nos de Formação Oficial Bombeiro Militar, realizado junto com o PSS, tanto a categoria feminina quanto a masculina. O total de inscritos para as vagas em 2011 é de 36.554 candidatos.

Por ouro lado, 6.051 foram inscritos para se submeter às provas da 2ª série do Ensino Médio e o total de candidatos para as matérias da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio totalizaram 5.756 inscritos.

 De acordo com a Coperve, o curso de Formação de Oficial da Polícia Militar, na categoria masculina, figura na segunda colocação dos cursos mais procurados. São 1.779 inscritos em disputa por 45 vagas reservadas ao primeiro semestre de 2011, representando uma concorrência de 39,5. A terceira disputa mais acirrada é na categoria feminina também do curso de Formação da Polícia Militar com uma concorrência de 30,6 candidatos por vagas.

 As provas da primeira fase relativas a 1ª e 2ª séries serão aplicadas nos dias 5 e 6 de dezembro. Os estudantes terão quatro horas para realizar os exames e devem apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição e documento de identidade original para poder realizar as provas.

A UFPB vai adotar neste Processo Seletivo Seriado de 2011 o sistema de cotas. Na seleção deste ano, pela primeira vez, os candidatos no ato de inscrição puderam se declarar negros, indígenas e provenientes de escolas públicas.

Houve um aumento na procura para o curso de Odontologia, que saiu de um quarto lugar no ranking dos mais disputados no ano passado, para a segunda posição, neste ano, marcando uma concorrência em 16,6 candidatos para cada vaga disponível. A surpresa foi Direito em Santa Rita que superou o de João Pessoa com 14,4 candidatos por vaga e ficou na terceira posição.

Da quarta a sexta colocações aparecem graduações que ficaram de fora dos cursos mais concorridos no ano passado. São eles Engenharia Civil (com 14,3 candidatos para cada vaga), Arquitetura e Urbanismo (14,3) e Psicologia com (12,3).

Por ouro lado, a menor concorrência foi registrada no curso de Tecnologia de Produtos de Origem Animal em João Pessoa, com 11 inscritos para as 34 vagas ofertadas o que corresponde a 0,3 candidato por vaga. O curso de tecnologia em Produção Sucroalcooleira foi outro com pouca procura com 27 inscritos para as 34 vagas, ou seja 0,8 candidato.

Outras informações no endereço eletrônico www.coperve.ufpb.br ou no telefone (83) 32441580.

Fonte: UFPB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: