dcsimg

UFPR convoca 14,7 mil candidatos para a 2ª fase do vestibular


O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná divulgou a lista de aprovados na primeira fase do vestibular 2010-2011.

A relação completa dos 14.668 candidatos convocados para a segunda fase está disponível no endereço http://www.nc.ufpr.br. Cada candidato pode conferir o seu desempenho individual neste mesmo endereço, além da nota do primeiro e do último classificado em seu curso.

- Resultado do processo seletivo
- Resultado num arquivo único em formato .txt
- Desempenho individual do candidato

Dos cerca de 43,8 mil candidatos inscritos no vestibular da UFPR, pouco mais de 40 mil (91%) haviam comparecido à primeira fase, realizada no último dia 14.

O novo comprovante de ensalamento será disponibilizado na internet a partir da próxima terça-feira (30). As provas da segunda fase estão marcadas para os dias 5 e 6 de dezembro.

"O vestibular da UFPR foi tranquilo, sereno, com segurança institucional", avalia o reitor Zaki Akel Sobrinho. "Esperamos fazer a mesma avaliação na segunda fase. Nosso processo seletivo é um exemplo graças ao trabalho de mais de 3,6 mil pessoas envolvidas na elaboração e aplicação das provas."

O reitor da UFPR também garantiu que a definição da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), marcada para 15 de dezembro, não atrapalhará nem os candidatos nem o calendário do vestibular da instituição.

Entre os aprovados estão 2.634 candidatos que concorrem nas cotas sociais, que reservam 20% das vagas a alunos que sempre estudaram em escolas públicas, e 424 candidatos que concorrem nas cotas raciais, que destinam o mesmo percentual a estudantes negros.

Também foram convocados cinco portadores de deficiências que concorrem à vaga extra de cada curso e 427 treineiros.

Entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro, os candidatos que concorrem pelas cotas raciais devem participar de uma banca de validação e orientação da auto-declaração. Esses candidatos devem acessar o endereço http://www.nc.ufpr.br a partir desta sexta-feira (26), para imprimir, mediante a digitação de número de inscrição e senha, o documento que contém data e horário da entrevista.

Perfil dos convocados

Dos 14.668 candidatos convocados para a segunda fase do vestibular da UFPR, 51,4% são homens. Mais de dois terços (69,7%) completarão até 20 anos de idade em 2011.

A maioria nasceu no Paraná (74,1%), mora na Região Metropolitana de Curitiba (73,5%) e não exerce atividade remunerada (70,4%).

Entre os aprovados, 54,6% possuem renda familiar total de até R$ 3,3 mil por mês.

Sobre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, 28,6% sempre estudaram em escola pública; 39%, sempre em escola particular. Outros 16,9% cursaram a maior parte em escola pública; 15,1%, a maior parte em escola particular.

Declararam não ter feito nenhum tipo de cursinho preparatório 46,5% dos aprovados.

Mais vagas

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação.

O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas.

Em três anos, o total de vagas noturnas cresceu 96%, de 978 para 1.914. No mesmo período, o número de cursos noturnos mais que dobrou ?passou de 15 para 32.

Como no ano passado, as provas objetivas da edição 2010 do Enem representarão 10% da nota final dos candidatos.

Provas da 2ª fase

A segunda fase terá, no dia 5 de dezembro, uma prova de compreensão e produção de textos. Esta avaliação, comum a todos os candidatos, terá até sete questões discursivas.

No dia seguinte, os candidatos fazem uma ou duas provas específicas, conforme cada curso. No caso dos candidatos que disputam vagas nos cursos de design e arquitetura e urbanismo, haverá provas de habilidade específica.

Para os candidatos de 45 opções de cursos, não haverá nenhuma prova específica. Para eles, a segunda fase se resume a apenas um dia de avaliação. Para outras 27 opções de cursos, haverá duas provas específicas; para as demais 23, uma.

Links

- Resultado do processo seletivo

- Guia do candidato

- Íntegra do edital do vestibular

- Outras informações sobre o processo seletivo

Fonte: UFPR


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: