dcsimg

Gabaritos do processo seletivo para cursos superiores já estão disponíveis para consulta


O CEFET-MG realizou, neste fim de semana, dias 27 e 28 de novembro, o processo seletivo do 1º semestre de 2011 do ensino superior. O clima foi de tranquilidade nos dois dias do vestibular. De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), dos 6.486 inscritos, 5.696 fizeram a prova. O índice de desistência, de 9%, foi considerado normal.
 
No sábado, das 14h30 às 18h, os candidatos responderam a questões de matemática, física, biologia e química. Já no domingo, das 9h às 12h30, os testes abordaram conhecimentos sobre redação discursiva, língua estrangeira, história, geografia, língua portuguesa e literatura brasileira.

Em Belo Horizonte, as provas foram aplicadas no Campus I, Escola Estadual Maurício Murgel e Uni-BH Estoril. No interior, o processo seletivo aconteceu nos próprios campi do CEFET-MG, em Araxá, Leopoldina, Divinópolis e Timóteo.
 
De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), dos 6.486 inscritos, 5.696 fizeram a prova. O índice de desistência, de 9%, foi considerado normal pela coordenadora da Copeve, Profa. Míriam Stassun.   

“Registramos um aumento de 13% no número de candidatos em relação ao processo seletivo do 1º semestre de 2010. A minha avaliação é que a comunidade está conhecendo mais o CEFET-MG enquanto instituição que oferece graduação. Esse resultado pode ser atribuído ao reforço que fizemos na divulgação de nossos cursos superiores, principalmente junto aos alunos de cursinhos”, avaliou.
 
Enem
 
Neste processo seletivo, foram ofertadas 469 vagas distribuídas entre 13 graduações - Administração, Engenharia Ambiental, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras e Formação de Professores, em Belo Horizonte; Engenharia de Automação Industrial, em Araxá; Engenharia Mecatrônica, em Divinópolis; Engenharia de Controle e Automação, em Leopoldina; e Engenharia de Computação, em Timóteo.
 
O CEFET-MG disponibilizou ainda, pela primeira vez em seu vestibular, 75 vagas para acesso pelo Sistema de Seleção Unificado do MEC – Sisu, desenvolvido para selecionar os candidatos que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
 
As vagas reservadas para o Sisu foram para os cursos de Administração (8), Engenharia Elétrica (8), Engenharia Mecânica (8), Engenharia de Materiais (8), Engenharia de Produção Civil (8) e Engenharia de Computação (8), em Belo Horizonte; Engenharia de Controle e Automação (6), em Leopoldina; Engenharia de Automação Industrial (6), em Araxá; Engenharia Mecatrônica (7), em Divinópolis; e Engenharia de Computação (8), em Timóteo. As exceções foram os cursos de Engenharia Ambiental e de Letras, criados recentemente, e o de Formação de Professores.
 
Os candidatos que concorreram à vaga pelo Sisu também puderam se inscrever para o mesmo curso ou para um curso diferente no processo seletivo do 1º semestre de 2011 do CEFET-MG.
 
Candidatos por vaga
 
Os maiores índices de candidatos por vaga foram registrados em cursos ofertados em Belo Horizonte. A Engenharia de Produção Civil foi a graduação mais concorrida da instituição, com 44 candidatos por vaga (dez a mais em comparação com o processo seletivo do 1o semestre de 2010). Em segundo lugar ficou a Engenharia Mecânica, com 28,75, e, em terceiro, o curso de Engenharia Elétrica, com 22,25.
 
No interior, a Engenharia de Automação Industrial, que funciona no Campus Araxá, foi a graduação que mais reuniu candidatos por vaga, 10,38 no total. A lista completa pode ser consultada no endereço eletrônico www.copeve.cefetmg.br.
 
Novidade
 
O bacharelado em Letras, com enfoque tecnológico, que privilegia a formação de profissionais capazes de lidar com diferentes mídias, foi a novidade desta edição do processo seletivo. Este é o quarto curso desse tipo oferecido no estado e o primeiro com linha de formação específica em tecnologias da edição, atendendo à natureza tecnológica do CEFET-MG e mantendo um enfoque humanístico característico da área de Letras.
 
A proposta é formar profissionais que desejam atuar como pesquisador ou como tradutor, revisor e editor, não visando à formação para professor. O curso será ministrado no período noturno, com aulas também aos sábados, durante o dia. A oferta é de 40 vagas e a duração é de oito semestres. O índice de candidatos por vaga para esta graduação foi de 4,45.
 
Resultados

Os gabaritos já estão disponíveis no endereço eletrônico www.copeve.cefetmg.br. Eles também podem ser consultados pelo celular (WAP) na página www.copeve.cefetmg.br/wap. A divulgação da classificação final está prevista para 20 de dezembro e o resultado final, para 22 de dezembro. Essas informações também serão disponibilizadas na página da Copeve.
 
Matrículas
 
O candidato classificado em primeira chamada deverá efetuar, gratuitamente, a matrícula no período de 23 e 25 de fevereiro de 2011, nos horários e locais especificados no edital do processo seletivo, que pode ser acessado no www.copeve.cefetmg.br. No dia 28 de fevereiro de 2011 será publicada, neste mesmo endereço eletrônico, a segunda chamada. Os convocados devem efetuar a matrícula no dia 1º de março. 

Para os candidatos que fizeram o Enem e desejam escolher o CEFET-MG como opção de ensino superior, o edital será divulgado em breve no site da Copeve.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social / CEFET-MG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: