dcsimg

Segunda fase dos Processos Seletivos tem baixo índice de faltosos


No segundo dia de prova dos Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizado nesta segunda-feira (29), foram registrados 3.751 faltosos. Destes, 338 são do Programa de Ingresso Seriado (Prise) e outros 3.413 do Processo Seletivo (Prosel). Para esta segunda fase estavam na concorrência por uma vaga 35.868 candidatos do Prosel e 11.422 do Prise.

O número de faltosos, considerado baixo pela Comissão Permanente de Acesso ao Ensino Superior (Copaes), que coordena os Processos Seletivos 2011, é atribuído a maturidade do candidato que faz a segunda fase, composta pelo conteúdo programático do segundo ano do Ensino Médio.

A diretora de Acesso e Avaliação da Uepa, professora Ionara Terra, também atribui o menor número de faltosos ao trabalho intenso de divulgação quanto ao horário de realização das provas, que foi de 8h às 13h (horário local) e documentos necessários para o acesso dos candidatos aos locais de prova, entre eles o Cartão de Inscrição e documento oficial com foto.

Mesmo assim, houve registro de candidatos que chegaram após o fechamento dos portões, às 8h. “Apesar da orientação, sempre temos aqueles candidatos que se atrasam. Em algumas escolas houve o atraso pelo trânsito. A gente tem que cumprir o edital. Os portões fecham às 8h”, afirmou a diretora em entrevista coletiva à imprensa pouco antes do término das provas.

“Num universo de quase 80 mil inscritos, administrar 2% de faltosos do Prise e 8% do Prosel, a gente acredita ser um sucesso, porque a média nacional é bem maior que isso”, disse a diretora se referindo aos índices de faltosos em concursos nacionais que chega a 10%.

O pró-reitor de Graduação da Universidade, Ruy Guilherme Castro de Almeida, também participou da coletiva. Para ele, o segundo dia de prova aconteceu “dentro da normalidade em Belém e no interior no Estado”.

Provas - Nesta segunda fase, os candidatos tiveram que responder a 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, incluindo Língua Estrangeira, que poderia ser Inglês, Espanhol ou Francês, de acordo com a escolha do candidato no momento de inscrição.

A candidata Jéssica Neves, 19 anos, avaliou como ‘boa’ a prova. “Estava dentro do que eu estudei. A prova foi boa, não tava tão difícil”. A única dificuldade, segundo a candidata, foi em Química. Jéssica está na disputa por uma vaga no Curso de Fisioterapia, o mais concorrido da Uepa. A concorrência é de 98,5 candidatos para cada uma das 20 vagas oferecidas pela Universidade. Ela já passou no mesmo curso em uma universidade particular, mas manifestou o desejo em escolher a universidade pública. “É o curso que eu sempre quis e quero fazer Uepa até pelo currículo”, afirmou.

Para ser classificado à terceira fase dos Processos Seletivos 2011, entre outros critérios, os candidatos tem que alcançar a pontuação mínima de 40 pontos na soma da primeira e segunda fase e não tirar zero em quatro ou mais disciplinas.

A relação dos classificados para a terceira etapa do Prosel será divulgada no dia 6 de dezembro e o candidato deverá fazer a impressão do seu cartão no site da Universidade (http://www.uepa.br). A terceira e última etapa dos Processos Seletivos 2011 da Uepa acontece no dia 12 de dezembro.

Confira abaixo o gabarito e o boletim de provas da segunda etapa (29/11)

- Prova
- gabarito

Confira abaixo o gabarito e o boletim de provas da primeira etapa (28/11)

- Prova
- gabarito

Fonte: UEPA


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: