dcsimg

Sai a relação candidato por vaga do Vestibular 2011 e Pism III


Candidatos inscritos no Vestibular 2011 e Pism III da UFJF já podem saber quantos concorrentes estão disputando cada vaga do curso que escolheram. A Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou a relação candidato por vaga dos dois processos seletivos.

Mantendo a tradição, Medicina do grupo C (não-optantes por cotas ou que não possuem o perfil para optarem) do Vestibular foi o mais procurado: 68,11 inscritos por vaga. No mesmo grupo, em seguida, aparecem cursos também recorrentes entre os mais procurados nas edições anteriores: Direito diurno (20,77) e Engeharia Civil (15,77).

No grupo B, que inclui candidatos que estudaram quatro anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública, Medicina tem 15,67 candidatos disputando cada vaga. Os outros mais concorridos são Psicologia (13,46) e Administração noturno (10,09).

No grupo A, de candidatos que também estudaram em escola pública e se autodeclaram negros, traz Serviço Social noturno como o terceiro mais procurado (12,67). Em edições passadas, o curso não apareceria entre os mais concorridos. Para o diretor da Faculdade de Serviço Social, Rodrigo de Souza Filho, a demanda pela graduação está relacionada “com a necessidade de alunos trabalhadores ingressarem na universidade; a oferta de cursos noturnos propicia isso”. Será a segunda turma do noturno, a primeira começou neste ano. A graduação mais procurada do grupo A foi Medicina (15,64), seguida de Psicologia (14,0).
No Pism III, Medicina só aparece no grupo C como mais concorrida (8,08). Nos demais, os primeiros da lista são Comunicação Social noturno no grupo A (7,0) e Fisioterapia diurno (5,40) no B.

No grupo C, o segundo e terceiro cursos que mais receberam inscrições foram: Engenharia Mecânica diurno (4,63) e Engenharia Civil (4,33). No B, é Ciências Biológicas (4,33), seguido do empate entre os cursos de Letras diurno, Comunicação Social noturno e Ciência da Computação noturno com 4 candidatos por vaga cada um. No grupo A, aparecem Educação Física (6,0) e Medicnia diurno (5,5), como segunda e terceira graduações que despertaram mais atenção dos candidatos.

A relação completa de todos os cursos está disponível no site do Vestibular da UFJF: www.vestibular.ufjf.br. São 15.079 inscritos no Vestibular e 1924 no Pism III, concorrendo a 3.401 vagas em cerca de 50 cursos e habilitações.  Do total de vagas, 70% delas são destinadas ao Vestibular, e os 30% restantes ao programa seriado.

No total, somando também os módulos I e II do Pism, a quantidade de candidatos chega a 30.909. São 325 concorrentes a mais do que em 2009.
Em entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda, o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, afirmou que a oscilação para mais ou para menos na relação de candidatos por vaga em relação a edições anteriores do Vestibular e Pism está dentro do esperado. A procura por cursos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social, pode indicar uma perspectiva de movimento desses cursos, chamando atenção de certo perfil de candidatos.

O diretor da Copese, José Maria Pereira Guerra, anunciou que o setor adiantará a liberação dos comprovantes definitivos de inscrição dos candidatos do Pism III e Vestibular. Antes programada para o dia 15, o documento já estará disponível na próxima quarta-feira, dia 8, no site do Vestibular (www.vestibular.ufjf.br). A Copese conseguiu meios técnicos para viabilizar a liberação antes do prazo. Com isso, o candidato fica sabendo com mais antecedência onde fará a prova. Ainda no dia 8, serão disponibilizados também os comprovantes do Pism I e II, que já estavam previstos para esse dia. O documento deve ser apresentado no dia do exame.

Datas

As provas do Pism I e II já começam no próximo domingo, 12, e terminam no dia 14. O exame do Pism III vai do próximo dia 19 a 21. A segunda fase do Vestibular será nos dias 20 e 21. Todos os candidatos devem fazer essa fase. A primeira etapa do concurso foi o Enem. Todas as provas serão aplicadas das 14h às 18h.

Na véspera e durante os dias de Pism e Vestibular, a UFJF disponibilizará cinco balcões de informações, localizados na Rodoviária, em frente à Faculdade de Direito e do Instituto de Ciências Humanas (ICH), e em mais dois locais que serão divulgados.

O diretor da Copese solicita aos candidatos que cheguem com uma hora de antecendência ao local de prova, não levem celular e outros aparelhos eletrônicos. Orienta ainda que candidatos, pais e responsáveis estejam atentos a alterações no trânsito, devido a obras de pavimentação que ocorrem em Juiz de Fora e outras próximas às entradas para o campus.

Fonte: UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: