dcsimg

Novas provas para estudantes prejudicados serão hoje


As novas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, dirigidas aos alunos prejudicados por erros de impressão nas provas amarelas realizadas no dia 6 de novembro, considerando o registro em ata, serão realizadas nesta quarta-feira, 15 de dezembro, às 13 horas, horário de Brasília.

Foram analisadas as 116.626 atas dos locais de prova, com o objetivo de identificar os estudantes que, por algum motivo, não tiveram suas provas com problemas de impressão substituídas. Foram expedidos mais de 9,5 mil convites por meio de mensagens para celular (sms), e-mail e telegrama. Os convocados também podem consultar seu local de reaplicação utilizando CPF e senha, acessando a página do Inep.

A nova prova será reaplicada em 17 estados da federação: Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Sergipe, Piauí, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Tocantins, Goiás, São Paulo e Amazonas.

A seguir, algumas perguntas e respostas sobre a nova prova.

Qual a prova do Enem será reaplicada?

No dia 15 de dezembro serão reaplicadas apenas as provas aplicadas em 6/11/2010, sábado: ciências humanas e ciências da natureza.

Quem poderá refazer a prova do Enem no dia 15 de dezembro?
As novas provas de ciências humanas e ciências da natureza serão reaplicadas para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nos cadernos de prova amarela realizada no dia 6 de novembro, considerando os registros em ata nas salas de aplicação. Estes estudantes poderão consultar seus locais de reaplicação na internet, utilizando CPF e senha.

Como saber se estou entre os convocados para refazer a prova do Enem no dia 15 de dezembro?
Os participantes do Enem 2010 podem conferir sua identificação – ou não – para reaplicação da prova do Enem na internet, utilizando CPF e senha. Os estudantes identificados entre os que tiveram problemas também serão convidados a realizar a nova prova por meio de sms, e-mail e telegrama.

A reaplicação do Enem será no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira. Como quem trabalha deve proceder?
Os estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.

O que levar no dia da reaplicação da prova?
As normas de aplicação do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) ou telegrama, e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta. Todas as regras estão estabelecidas pelo Edital nº 1, de 18 de junho de 2010, e suas retificações, e o Edital nº 18, de 8 de dezembro de 2010.

A prova do dia 15/12/2010 substituirá a do dia 6/11/2010?
Sim. A prova do dia 06/11/2010 não será considerada para o cálculo da nota final se o participante convocado comparecer à reaplicação da prova no dia 15/12.

O que acontece com quer for convocado para fazer a nova prova do Enem e não comparecer?
A prova do dia 06/11/2010 será corrigida normalmente em caso de ausência na reaplicação.

Os locais de prova reaplicada serão os mesmos da prova de dezembro?
Não necessariamente, apesar de serem na mesma cidade. Os participantes convidados para a reaplicação devem acessar a página eletrônica do exame para saber o local de prova.

Em quais municípios haverá reaplicação da prova do Enem?
A nova aplicação ocorrerá nos municípios identificados no Anexo I do Edital nº 18, de 8 de dezembro de 2010.

Presídios – As pessoas privadas de liberdade e os jovens sob medida socioeducativa vão fazer o Enem 2010 nos dias 15 e 16 de dezembro. A prova será aplicada para mais de 15 mil candidatos, distribuídos em quase 550 presídios. Desses, quase 13 mil se inscreveram para pleitear certificação no ensino médio.

No dia 15 de dezembro, quarta-feira, os candidatos farão prova de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, das 13h às 17h30, prova idêntica à que será reaplicada aos estudantes no resto do país.

No dia 16, quinta-feira, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo língua estrangeira e a redação) e matemática e suas tecnologias, das 13h às 18h30, observado o horário oficial de Brasília.

O exame será aplicado nas unidades prisionais ou socioeducativas, indicadas pela secretaria de segurança pública de cada estado, secretarias de justiça dos estados, órgãos da administração penitenciária e subsecretaria de promoção dos direitos da criança e do adolescente. O processo de aplicação fica sob responsabilidade do consórcio Cespe e Cesgranrio.

Resultados – Com o resultado do Enem, o candidato poderá ter acesso ao ensino superior ou obter a certificação para a conclusão do ensino médio. Para a certificação, é necessário que o candidato tenha 18 anos completos até a data da realização da primeira prova (dia 15 de dezembro), ter atingido um mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Para pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior, o participante terá sua nota encaminhada pelo Inep à Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC, para utilização pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As instituições de ensino superior que não aderirem ao Sisu poderão utilizar os resultados individuais dos participantes da forma mais conveniente a elas.

Os responsáveis pedagógicos devem passar aos inscritos as orientações que constam no cartão de confirmação de inscrição, como a data, o local e o horário do Enem 2010, além de fornecer a eles o questionário socioeconômico, que deverá ser respondido e entregue aos fiscais no dia da prova.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - MEC


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: