dcsimg

UFPR publica regras da seleção via Sisu; resultado do vestibular está previsto para o dia 14


O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná publicou o edital que contém as regras para o preenchimento das 524 vagas oferecidas pela instituição através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

Disponível no endereço http://www.nc.ufpr.br, o documento traz informações sobre o período de inscrições do Sisu, que começa no próximo dia 16, e o calendário de matrículas para cada uma das três chamadas previstas. 

O edital ainda detalha as normas de preenchimento das vagas de inclusão racial e social. 

Implantado em 2009 pelo Ministério da Educação, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 universidades de todo o país. 

Podem participar do processo de seleção os estudantes que fizeram a edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O endereço é o seguinte: www.sisu.mec.gov.br

Das 524 vagas disponibilizadas pela UFPR no Sisu, 308 são de concorrência geral; 108, para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e outras 108, para candidatos negros. 

Das 95 opções de curso da universidade, 85 estão no Sisu, cada uma delas com 10% das vagas disponibilizadas no sistema. Os dez cursos da UFPR não incluídos nessa lista ou têm provas específicas ou processo seletivo estendido. 

No total, a UFPR oferece neste ano 5.540 vagas --5.016 delas através de seu vestibular próprio. 


Resultado do vestibular 

A UFPR mantém a previsão de divulgar no próximo dia 14 o resultado do vestibular. 

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul von der Heyde, a data ainda não está totalmente definida porque a universidade depende da liberação, pelo Ministério da Educação, das notas das provas objetivas do Enem, que representarão 10% da nota final dos candidatos. 

"Para divulgar o resultado no dia 14, a UFPR precisa que o ministério envie essas informações no máximo até o dia 12", informa Raul. "Precisamos de 48 horas para fazer a checagem dos dados." 

A decisão final acerca da data de divulgação da lista de aprovados deve ser tomada pela universidade até a próxima segunda-feira (10). 

Dos 14 mil candidatos que participaram da segunda fase do vestibular da UFPR, cerca de 11 mil informaram seus números de inscrição no Enem. A divulgação nacional do resultado do exame está prevista para o dia 15. 


Como funciona o Sisu 

De 16 a 18 de janeiro, os candidatos devem acessar o Sisu e escolher duas opções de curso, um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, é possível mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao final de cada dia. 

Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecem no sistema e podem ser aprovados nas chamadas subsequentes. Não é necessário fazer uma nova inscrição. 

Após as três chamadas, o candidato ainda não selecionado pode optar ainda por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema com base nas notas do Enem. 

Fonte: Fernando César Oliveira / UFPR


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: