dcsimg

Inscrição para entrar na UFJF pelo Sisu começa domingo


Quem deseja estudar em 2011 na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) terá mais uma chance para concorrer a uma vaga em cursos da instituição. Das 6h do próximo domingo, dia 16, até 23h59 de terça-feira, 18, estarão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em que a UFJF disponibiliza 176 vagas em dois cursos: Ciências Exatas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

A seleção considera apenas a nota do Enem 2010. Por isso, somente os candidatos que fizeram o exame podem concorrer. Dessa forma, o Sisu amplia os meios de ingresso na UFJF, pois o interessado que fez o Enem, mas não se inscreveu no Vestibular ou no Pism III da Universidade, pode se candidatar a uma vaga da instituição disponibilizada no sistema. E aquele que já fez um desses processos da UFJF, mas está interessado em uma das 176 vagas, também pode tentar a seleção. Ele será selecionado, assim como todos os inscritos no Sisu, apenas pela sua nota do Enem 2010. Se aprovado, poderá, por lei, cursar apenas uma graduação.

Os candidatos devem usar o número de inscrição e senha do Enem para se inscreverem, gratuitamente, no site do Sisu. O sistema é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece 83.125 vagas em 83 instituições de ensino superior.

Durante a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições. Ele também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às destinadas a políticas afirmativas (cotas). Na UFJF, 50% das vagas são reservadas aos candidatos que estudaram quatro séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública e aos que se declaram negros e também são oriundos de colégio público.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções de curso. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Terminado o prazo, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010.

Serão feitas três chamadas sucessivas de classificados. A cada uma delas, os selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. O primeiro resultado sai no dia 22 de janeiro. Os aprovados dessa lista terão do dia 25 a 27 seguintes para se matricularem.

Se o candidato tiver sido selecionado para a vaga que escolheu como primeira opção de curso no Sisu não poderá participar das chamadas seguintes, mesmo se não fizer matrícula na instituição pela qual concorreu. Já quem for selecionado em sua segunda opção poderá se matricular e continuar concorrendo nas chamadas seguintes.

O resultado do candidato estará disponível no portal do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

É a primeira vez que a UFJF oferece vagas pelo sistema do MEC. Para o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, há a expectativa de atração de alunos de diversos Estados, uma vez que a seleção é aberta em todo o país. “Esta é uma hipótese que queremos testar com o Sisu.”

Cursos e vagas

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas é divido em dois ciclos. O primeiro corresponde à formação geral com duração de dois anos e meio. Ao final desse período, o aluno poderá receber o diploma de Bacharel em Ciências Humanas e se candidatar a vagas nos cursos de Ciências Sociais, Ciência da Religião, Turismo e parte das vagas de Filosofia. Pelo Sisu, são oferecidas 80 vagas, divididas igualmente entre diurno e noturno.

O curso de Ciências Exatas tem duração de três anos. Após esse período, o aluno pode se inscrever nos seguintes cursos de segundo ciclo: Ciência da Computação, Estatística, Engenharia Computacional, Física, Matemática e Química. Essas três últimas opções também oferecem licenciaturas. O curso disponibilizou 96 cadeiras no Sisu, todas no período diurno.

Apoio

A Central de Atendimento da UFJF disponibilizará terminais com computador para candidatos fazerem a inscrição. O setor está localizado no prédio da Reitoria, no campus, e está funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Outras informações: 0800-616161 (Central de Atendimento do MEC)

http://sisu.mec.gov.br

A página do Sisu na internet disponibilizou uma lista de perguntas frequentes sobre a seleção pelo sistema. Acesse-a aqui.

(32) 2102-3978/ 3911 (Central de Atendimento da UFJF)

Fonte: UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: