Vestibular 2011: maiores pontos de corte estão em Medicina, Direito e Engenharia

  • Data de publicação

O curso de Medicina continua sendo o mais difícil de passar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). De acordo com a relação de aprovados para a segunda fase do Vestibular divulgada nesta segunda-feira, 17, o curso teve a nota de corte mais alta: 3904, no grupo C. O resultado refere-se ao Enem, que foi usado pela UFJF como primeira etapa do processo. Veja a tabela aqui.

Em seguida, ainda no grupo C, vem Direito Diurno (3690,1) e Engenharia Civil (3512,4). O Bacharelado em Música – Habilitação Canto ocupa a segunda posição na classificação, com ponto de corte 3780,9, porém ela refere-se à nota de um único candidato classificado.

No grupo B, de alunos provenientes de escolas públicas, as maiores notas de corte estão nos cursos de Medicina (3532,8), Psicologia (3170,4) e Direito Noturno (3137). Duas graduações em Engenharia vêm logo atrás.

No A, de alunos provenientes de escolas públicas que se autodeclararam negros, Medicina (3439,2), Direito Noturno (3121) e Engenharia Civil (3052,5) ocupam as primeiras posições.

A relação com as mais elevadas notas de corte não é muito diferente do que foi verificado em 2010, quando praticamente os mesmos cursos foram os mais concorridos. “Tradicionalmente, eles são os mais disputados, porque a cultura da família brasileira vê certa segurança nestas profissões imperiais”, avalia o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone.

Ele chama atenção dos candidatos de Engenharia e Direito, principalmente, para as diversas oportunidades possíveis dentro destes cursos. “O profissional de engenharia é também um gestor e precisa saber dialogar, ter a capacidade de planejar e lidar com recursos humanos”. Já ao futuro aluno de Direito, ele orienta a buscar opções menos inflacionadas do que os concursos públicos e os escritórios de advocacia.

Magrone acredita que, para os cursos de licenciatura atraírem mais jovens, é preciso maior valorização profissional. A efetiva implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) seria uma das alternativas para o problema.

Comparação

Como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não divulgou o total máximo de pontos disponíveis no Enem, não foi possível saber qual a porcentagem de acerto o estudante que fez, por exemplo, 3904 pontos teve na prova. E, por esta mesma razão, também não há como comparar a nota de corte do ano passado para saber se a pontuação sofreu aumento ou queda.

Nota do Enem

O resultado divulgado pela UFJF é o mesmo disponível na página do Enem e corresponde ao desempenho do participante na redação e nas quatro provas objetivas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A nota do Enem é calculada utilizando a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparabilidade entre provas diferentes. Para o cálculo das proficiências, leva-se em consideração os parâmetros do item (dificuldade, discriminação e acerto ao acaso) e a coerência nas respostas.

Próxima fase

Os candidatos do Vestibular da UFJF já fizeram a segunda fase do concurso nos dias 20 e 21 de dezembro através da realização de provas discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido. Agora, com a classificação dos melhores colocados no Enem, a Universidade poderá concluir a correção das provas discursivas.

A nota do Enem não conta para o resultado final. Ela serve apenas para classificar o candidato para a segunda etapa.

As notas da segunda fase do Vestibular saem no dia 21 de fevereiro, junto com as dos candidatos do módulo III do Pism. O resultado final é publicado no dia 25 do mesmo mês.

Passei

Pelo Twitter, candidatos aprovados comemoravam a aprovação para a segunda etapa.

Maria Luísa Pauli, está concorrendo a uma vaga de Psicologia no grupo B. Pelo microblog, afirmou: “Comemorando muito, e confiante sim! =D”. Ela fez 3.193 pontos. O ponto de corte do curso foi 3.170,40, o segundo maior do grupo.

“Confesso que estava com medo de não ser classificado! Mas estou muito confiante com minha nota para Engenharia Mecânia! :D”, disse Rômulo Silviano, que fez 3.221,50 ante 3.078,20 de ponto mínimo para ser classificado no grupo B. Para o curso escolhido por ele, a relação candidato por vaga ficou em 7,08.

“Passei na 1ª fase da UFJF ! Tô feliz por mim mas ao mesmo tempo estou triste pelos meus amigos que não passaram. agora é esperar o resultado”, disse uma candidata. Outra participante do concurso, aprovada para a próxima etapa em Medicina, terminou a mensagem, dizendo “TÔ TREMENDO.”

Siga a #UFJF no Twitter: www.twitter.com/ufjfvestibular e www.twitter.com/ufjnoticias

Outras informações: www.vestibular.ufjf.br


Fonte: UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Confira no Passeiweb

  • O primeiro voo do Homem no espaço

    Em 12 de abril de 1961 o homem decolava, pela primeira vez, rumo ao espaço. Em 2011, no aniversário de 50 anos deste fato, ocorreram comemorações no mundo inteiro e, principalmente, na Rússia.
  • Tsunami

    Tsunami significa "onda gigante", em japonês. Os tsunamis são um tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos.
 

Instituições em Destaque

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo:
 
 
 
-

Notícias e Dicas - Vestibular

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas do Vestibular e dicas de estudo: