dcsimg

Abertas as inscrições para os candidatos a 123 mil bolsas


Estão abertas as inscrições para quem pretende obter uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste primeiro semestre de 2011, a oferta é de 123.170 bolsas —80.520 integrais e 42.650 parciais, de 50% da mensalidade — em aproximadamente 1,5 mil instituições de educação superior de todo o país. O prazo de inscrição vai até terça-feira, 25.

Podem se candidatar às bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação) e não tenha tirado nota zero na redação. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 765, em valores de hoje); para bolsa a parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 1.530).

Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em escola particular, na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de educação básica que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

O total de bolsas do programa refere-se àquelas que as instituições de educação superior participantes são obrigadas a oferecer, de acordo com a Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que instituiu o ProUni. Além das obrigatórias, há as adicionais, ofertadas a critério das instituições. 

Fases 

O ProUni prevê duas etapas independentes de inscrição. O candidato que não for pré-selecionado na primeira terá outra chance ao fazer nova inscrição. Se for pré-selecionado na primeira etapa, não pode se inscrever na segunda, ao não ser que para o curso escolhido não haja formação de turma. Em cada etapa, o estudante pode fazer até três opções de curso e instituição.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado no dia 28 próximo. Os estudantes devem comprovar a documentação nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será feita nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até o dia 17 do mesmo mês.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro, estará aberta a segunda etapa de inscrições. O resultado será divulgado nodia 27. A comprovação dos documentos terá de ser feita até 4 de março. No caso de vagas ainda disponíveis, uma segunda chamada está programada para 13 de março, conforme o cronograma.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do ProUni. O candidato precisa informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010 e o CPF. 

-
Confira a oferta de bolsas, por unidade da Federação

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesu / MEC


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: