dcsimg

Cursos da UFJF no Sisu são mais disputados que no Vestibular


O Ministério da Educação (MEC) divulgou a quantidade de inscritos registrada no Sistema Unificado de Seleção (SiSu) de acordo com cada instituição. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve 4.150 candidatos disputando as 176 vagas oferecidas em dois cursos.

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas – turno Noturno teve a maior concorrência: 38,15 candidatos por vaga. A disputa é a segunda mais acirrada de todo processo de ingresso da UFJF, perdendo somente para Medicina, do grupo C do Vestibular, que teve 68,11 inscritos por vaga.

Ainda no Sisu, o mesmo curso na modalidade Diurno vem em seguida com 23,8 estudantes tentando uma cadeira. Já o curso de Ciências Exatas teve 17,4 candidatos por vaga. Os dados levam em consideração a média geral entre as vagas destinadas a ampla concorrência e a parcela atribuída às ações afirmativas. Veja abaixo a tabela comparativa entre o Sisu e o Vestibular.

Mesmo o candidato de qualquer lugar do país tendo a facilidade de participar do processo eletronicamente, apenas com a nota do Enem, o interesse pelos cursos da UFJF surpreendeu o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone. “Pelo que observamos, o Sisu funcionou”.

Ele chama a atenção para a procura pelo Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. “Este é o segundo ano do curso, que é pouco conhecido fora da região da Zona da Mata”. Segundo Magrone, isso mostra que os estudantes do país estão vendo o Bacharelado com outros olhos, sem desconfianças quanto ao novo modelo.

Para o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Rubens de Oliveira, esta primeira experiência com o Sisu foi muito positiva. “Não esperávamos este número de inscritos”. Agora, a expectativa, segundo ele, é com o período de matrícula para saber se o interesse pelo curso realmente se reflete na entrada de novos alunos no curso de Ciências Exatas.

O pró-reitor diz que pretende analisar qual a cidade de origem dos novos aprovados, pois isso pode influenciar na decisão dos estudantes em optar pela UFJF. No entanto, acredita que o MEC, por ser “o grande entusiasta desta proposta”, deve oferecer uma contrapartida ao aluno, dando condições para sua permanência na universidade.

A matrícula dos aprovados na primeira chamada do Sisu acontece nos dias 27, 28 e 31 de janeiro, das 10h às 12h, no Anfiteatro da Reitoria. A documentação necessária pode ser consultada através do boletim individual no site www.sisu.mec.gov.br

Caso haja desistência dos aprovados, duas novas chamadas poderão ser feitas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Tabela comparativa relação candidato/vaga

 
SiSU
Vestibular
Ciências Exatas 17,4 1,72
BI Ciências Humanas – Diurno 23,8 0,76
BI Ciências Humanas – Noturno 38,1 1,35

*É considerada uma média entre os grupos A, B e C do Vestibular.

Fonte: UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: