dcsimg

Gabarito do Vestibular UnB 2012 será divulgado dia 14


Mmais de 20 mil estudantes encerraram no último domingo (11) a sua participação no primeiro vestibular 2012 da UnB. Pelo segundo dia consecutivo, os alunos enfrentaram cinco horas de prova respondendo questões das áreas de saúde e exatas: Biologia, Física, Química e Matemática. No sábado, os candidatos passaram por outra maratona. Testaram seus conhecimentos em Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Artes, Filosofia e Sociologia e Redação. O Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe) não identificou incidentes e todas as provas foram realizadas num clima de normalidade.

O índice de abstenção no último dia de avaliação, 19,7%, foi o menor dos primeiros vestibulares da UnB nos últimos anos. Em 2009, no primeiro vestibular do ano, 26,1% não compareceram ao segundo dia de provas. Em 2010, o percentual diminuiu para 22,1% e no último ano, 21,4% estiveram ausentes no domingo. Nos segundos dias dos segundos vestibulares de cada ano os índices são bem menores: 9,8%, 14,20% e 9% de 2009 a 2011 respectivamente. A diferença pode estar associada ao maior número de vagas no segundo vestibular por não contarem com a concorrência do Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Expectativa - O professor de matemática da Escola das Nações, José França, tinha uma missão difícil ontem: acompanhar sua filha e duas colegas na jornada de provas. Ao buscar as jovens na UnB, França reconheceu que apesar de trabalhar preparando os alunos para o vestibular, essa fase é "cruel". "Existe muita pressão pessoal e por parte da família. Mas é inevitável. Todos têm que passar por essa etapa?", contou.

Carol Stolf, de 17 anos e estudante da Escola das Nações esperava por França, alguns minutos antes do término da prova. Ela fez o vestibular como treineira para medicina. "Não preparei muito, mas a prova estava bem elaborada. Se eu tivesse me lembrado de algumas fórmulas, teria ido muito melhor", reconheceu a aluna, que pretende retomar os estudos somente no ano que vem. "O próximo será para valer e vou fazer melhor", garantiu. Sua amiga Ana Beatriz Fernandes veio de Santos prestar o vestibular na UnB. A aluna de 17 anos saiu com uma boa sensação da prova de sábado e acha que está na briga por uma das vagas. "Eu já morei aqui e queria voltar porque o curso de Direito aqui na UnB é de muita qualidade", disse a aluna que nesta segunda-feira retorna para sua cidade.

Para quem estava prestando o exame com chances de entrar na UnB já no ano que vem, a expectativa era maior. Alex Ribeiro, de 17 anos, está confiante na disputa por uma das vagas de Adminsitração. "Acho que com as provas de ontem, tenho chances", avaliou. Ribeiro considerou que tanto as matérias de sábado como as de domingo estavam de acordo com suas propostas. "No sábado tudo foi bem interpretativo e hoje uma mesma questão abordava mais de uma matéria. Gostei do nível da prova?, disse o aluno do colégio Sagrada Família.

Resultado - Apesar dos elogios, ao conteúdo do exame elaborado pelo Cespe, os alunos reclamaram do tempo que dispuseram para resolver as questões. "A prova estava bem feita, mas foi longa. Consegui terminar com um pouco de pressa", avaliou o candidato a Engenharia da Computação, Alisson Carvalho, de 17 anos. O momento de angustia vivido pelos alunos se reflete na espera pelo gabarito preliminar das provas, que será divulgado na próxima quarta-feira, 14, e poderá ser acessado aqui.

Alisson disse que tentou conferir suas respostas de acordo com um gabarito extra-oficial de um colégio local, mas parou ao perceber que uma das questões de História havia sido considerada diferente. "Daria a minha vida que aquela questão está errada. Se eu continuasse, só iria me angustiar mais", ponderou. O aluno pensa em viajar para esquecer o período de estudos. "Agora vou dormir muito", garantiu.

O fim da tensão dos alunos terminará provavelmente no dia 7 de fevereiro quando o CESPE divulgará a lista de aprovados. Os 25.031 candidatos, sem considerar as abstenções e os treineiros, optaram a 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Destes, 3.856 concorreram prioritariamente pelo sistema de cotas para negros. As provas foram realizadas no Distrito Federal, em Brasília, Brazlânida, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho e Taguatinga e em cidades de outros estados como Goiânia, Valparaíso, Formosa, em Goiás; e Uberlândia, em Minas Gerais.

Serviço

- Gabarito oficial preliminar: 14 de dezembro

- Prazo de apresentação de recurso: 15 e 16 de dezembro

- Resultado provisório da redação: 10 de janeiro

- Prazo para entrada de recurso da redação: não definido

- Divulgação da primeira chamada: 7 de fevereiro

- Registro dos aprovados: de 13 a 15 de fevereiro

Mais informações: www.cespe.unb.br

Fonte: Agência UnB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: