dcsimg

Unimontes anuncia obras literárias e prioriza escritores regionais


Foram divulgadas as obras literárias indicadas para os dois Processos Seletivos de 2012 e à terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/2011) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O anúncio foi feito durante o XIII Encontro do PAES, realizado no campus-sede da Unimontes, com a participação de cerca de 300 professores, diretores e demais representantes de estabelecimentos públicos e particulares de ensino médio.

Como nas edições mais recentes, a Unimontes valoriza os livros de escritores regionais com destaque para os livros “O Serrano do Pilão Arcado”, de Petrônio Braz, “Uma estória de amor (novela)”, de Guimarães Rosa, e “Utopia Selvagem: saudades da inocência perdida”, de Darcy Ribeiro. Completam a lista os livros “Eu”, de Augusto dos Anjos; e “A última quimera”, de Ana Miranda.

Livros para o PAES

Ainda durante o encontro, foram anunciados os livros que serão adotados nas duas primeiras etapas do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior – PAES. Além dos critérios qualitativos definidos pela universidade, a escolha das obras clássicas da literatura brasileira atende demandas apresentadas pelos alunos e professores do ensino médio.

Para a primeira etapa do PAES/2011 foram indicados os seguintes livros: “Pau-Brasil”, de Oswald de Andrade; “A Carta do achamento do Brasil”, de Pero Vaz de Caminha; “O sermão de Santo Antônio aos Peixes”, de Antônio Vieira; “O desertor", de Manuel Inácio da Silva Alvarenga. Já para a segunda etapa, foram definidas as obras: “Juca Pirama”, de Gonçalves Dias; “O Guarani”, de José Alencar; “A Moreninha”, de Joaquim Manuel de Macedo; e “Helena”, de Machado de Assis.

De acordo com o calendário letivo da Unimontes, as provas das três etapas do PAES/2011 serão realizadas no dia 27 de novembro, enquanto às do 1º Processo Seletivo 1/2012 estão marcadas para o dia 11 de dezembro.

Segundo a Comissão Técnica de Concursos (COTEC), organizadora do encontro, “a indicação das obras permite uma literatura plural do panorama literário da contemporaneidade”. Lembra que os escritores mineiros foram mais uma vez valorizados nos concursos da Unimontes, com a indicação das obras “O Serrano do Pilão Arcado”, do norte-mineiro Petrônio Braz, nascido na cidade de São Francisco; “Uma Estória de Amor (novela)”, do mineiro João Guimarães Rosa, de Cordisburgo, e “Utopia Selvagem: Saudades da Inocência Perdida”, do autor montes-clarense Darcy Ribeiro.

Fonte: UNIMONTES


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: