dcsimg

Divulgadas as leituras recomendadas para o Processo Seletivo 2012


O Centro de Processos Seletivos (CEPS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou a lista de leituras recomendadas para o Processo Seletivo da Instituição, em 2012. São 20 leituras, divididas entre os vários eixos temáticos abordados nas Literaturas Brasileira e Portuguesa.

A divulgação foi feita durante entrevista coletiva de imprensa, realizada na tarde desta segunda-feira. Estiveram presentes a diretora do CEPS, professora Marilucia Oliveira; o assessor técnico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor Mauro Magalhães; o coordenador pedagógico do CEPS, professor Arquimímo de Almeida; e alguns integrantes da comissão que definiu as leituras: professores Silvio Holanda, Elizabeth Vidal e Marly Furtado.

Segundo a professora Marilucia Oliveira, o conteúdo foi baseado na matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também levou em conta a decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA de explorar conteúdos relacionados à região amazônica.

Entre as obras da Literatura Paraense que fazem parte das leituras, estão os contos Desilusão e Que bom marido, do escritor Marques de Carvalho; o conto O carro dos milagres, de Benedicto Monteiro; e PrimeiraManhã, de Dalcídio Jurandir.

Mudanças – A nova lista de leituras recomendadas é bastante diferente da dos anos anteriores. “A última mudança foi no final de 2006 e início de 2007, mas com poucas alterações”, afirma o professor Mauro Magalhães. Apenas duas das leituras permanecem as mesmas: os poemas de Alberto Caiero – heterônimo do poeta português Fernando Pessoas – e os textos de Gregório de Matos Guerra.

Algumas novidades são o livro A viagem do elefante, do romancista José Saramago, as crônicas de Olavo Bilac e os textos líricos de Camões, em vez dos épicos.

De acordo com o professor Silvio Holanda, um dos critérios para a seleção da nova grade de leituras foi a rotatividade de autores. “Por exemplo, no Simbolismo, podemos alternar entre Camilo Peçanha e Antônio Nobre, então, há esse critério de não ficar sempre no mesmo autor. Todos são representativos, mas há um sistema cíclico de não ficar sempre nos mesmos nomes”, explica o professor.

A professora Elizabeth Vidal lembra que o objetivo das leituras é encantar os alunos. “Não queremos sobrecarregá-los, mas sim fazer com que eles sintam menos o peso e mais o prazer da leitura, como em A viagem do elefante, que, embora seja ambientado no século XVI, tem uma narrativa extremamente leve. É um verdadeiro tratado de como montar uma expedição,” diz ela.

Outro critério de seleção foi a disponibilidade das obras. Segundo o professor Silvio Holanda, os contos de Marques de Carvalho não foram mais editados, mas, como são domínio público, serão disponibilizados pela internet. Já o conto O carro dos milagres, de Benedicto Monteiro, foi reproduzido em uma edição econômica, pela editora Amazônia, no valor de R$ 5 reais.

A lista completa das leituras recomendadas para o Processo Seletivo 2012 da UFPA pode ser vista aqui.

Fonte: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: