dcsimg

UEM muda prova do PAS


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Maringá aprovou alteração na prova de Conhecimentos Gerais do PAS (Processo de Avaliação Seriada). A nova determinação permite que até 50% da prova tenha questões de conteúdo único referente à série e não mais 100% de conteúdo interdisciplinar. A pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi, explica que a medida foi adotada a pedido da banca elaboradora da prova que alegou dificuldades em fazer todas as questões interdisciplinares sem abordar conteúdo de outras séries. Segundo a professora, para os alunos isso não muda nada e que a filosofia do PAS - a de se cobrar apenas o conteúdo da série em que o candidato está matriculado - é mantida.

O PAS destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados em escolas de Ensino Médio, públicas ou privadas. Seus objetivos são ampliar as possibilidades de acesso aos cursos de graduação da UEM; estabelecer uma relação mais intensa entre a Universidade e as escolas de Ensino Médio, permitindo ações que visem a um maior aprimoramento e à interação entre ambas; selecionar, de forma gradual e sistemática, os alunos-candidatos, valorizando e estimulando um processo contínuo de estudo; e permitir, por meio de informações detalhadas de desempenho do candidato, que tanto os alunos quanto as escolas tenham a oportunidade de monitorar esse desempenho ao longo do Ensino Médio.

O ingresso nos cursos de graduação no PAS se dá por meio de provas, aplicadas no final das séries do Ensino Médio em que o candidato se encontra matriculado. A classificação dos candidatos só ocorre no final da terceira prova de cada edição do PAS. São destinadas 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo processo. A prova referente a cada série é constituída das provas de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Artes, Filosofia e Sociologia); Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira; e Conhecimentos Específicos (apenas referente à terceira série).

A aprovação da alteração da prova de Conhecimentos Gerais está contida na Resolução 003/2011-CEP, de 4 de maio, cujo prazo recursal terminou no dia 30. As inscrições para o PAS devem ser feitas de 1º a 21 de setembro. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro. Outras informações no site http://www.pas.uem.br.

Fonte: UEM


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: