dcsimg

UFSJ realiza vestibular neste fim de semana


Neste sábado e domingo, dias 4 e 5, a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realiza seu vestibular de meio de ano, nas cidades São João del-Rei, Belo Horizonte, Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. 8.722 candidatos vão disputar 707 vagas, em 17 cursos de graduação.

Com relação a junho do ano passado, quando foi realizado o primeiro processo seletivo no meio do ano, houve aumento de 20,5% no número de inscritos. “É um crescimento que tende a se manter pela oferta de cursos de alta demanda, e que expressa a consolidação da qualidade das graduações que oferecemos”, destaca o presidente da Copeve, Hewerson Zansávio Teixeira.

Levando em conta o total geral de inscritos, os cinco cursos mais concorridos são: em primeiro lugar, Medicina, com 3.691 candidatos (136,70 por vaga); Engenharia Civil, com 616 inscritos (13,69), Psicologia Noturno (580 candidatos, 18,13 por vaga), Arquitetura e Urbanismo Integral (473/17,52 por vaga) e Engenharia Mecânica Noturno (470/10,44 por vaga).

O ranking prossegue com Engenharia Química (465 candidatos), Engenharia Mecânica Integral (386), Engenharia Elétrica Integral (361), Engenharia Mecatrônica (256), Zootecnia (216), Farmácia (196), Engenharia de Bioprocessos (193), Bioquímica (189), Engenharia de Telecomunicações (177), Engenharia Agronômica (169), Engenharia de Alimentos (162) e Enfermagem (122).

Provas

No dia 4 de junho, os candidatos fazem prova de conhecimentos gerais, com 50 questões relativas ao núcleo comum de disciplinas do Ensino Médio, mais a redação. No domingo, 5, devem responder às 48 questões de conhecimentos específicos, de acordo com o curso escolhido. Em São João del-Rei, estão inscritos 2.782 candidatos. Em Belo Horizonte, 3.208, em Divinópolis, 1.302, em Ouro Branco, 1.102, e em Sete Lagoas, 332.

No sábado, os 1.851 candidatos inscritos nas licenciaturas de Matemática e Pedagogia, modalidade a distância, fazem prova de conhecimentos gerais nos 17 polos de Minas e São Paulo indicados no ato da inscrição. É o primeiro vestibular para esses dois cursos nessa modalidade.

Enem e cotas

A nota das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode substituir a prova de conhecimentos gerais da UFSJ, desde que autorizado no ato da inscrição. A redação do Enem não entra no cômputo final da nota do Processo Seletivo, ou seja, todos os candidatos estão obrigados a desenvolver o tema proposta pela UFSJ.

Em relação às entradas, 10% das vagas de cada curso serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificado do Ministério da Educação, no qual o candidato, de posse do resultado final do Enem, concorre a uma das vagas disponibilizadas pela instituição no bolsão de oportunidades do MEC. Havendo vagas remanescentes e não mais candidatos aprovados na lista do vestibular regular, aquelas poderão ser preenchidas por meio do Sistema Unificado.

De acordo com a Política de Ações Afirmativas definida pelo Conselho Universitário, também serão reservadas 50% das vagas de cada curso para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental e o Médio integralmente em escola pública. Essa quantidade de vagas será distribuída entre duas cotas: uma composta por brancos e orientais, e outra por pardos, negros e indígenas, de acordo com os dados percentuais do censo do IBGE em Minas Gerais. Importante ressaltar que essa regra vale tanto para o Processo Seletivo tradicional quanto para o Sistema de Seleção Unificado do MEC. O candidato cotista aprovado deverá comprovar sua condição no ato da matrícula.

O dia D

A Copeve lembra que atitudes simples podem evitar transtornos de última hora para os candidatos. “Recomendamos atenção especial ao documento de identidade, que deverá ser apresentado nos dois dias de prova, juntamente com o comprovante definitivo de inscrição”, destaca Hewerson.

O comprovante pode ser acessado para impressão em www.intranet.ufsj.edu.br/vest-comprovante/. Para marcação do gabarito, usar obrigatoriamente caneta esferográfica preta de corpo transparente. Nas salas de prova, permitido somente lápis preto e borracha sobre a carteira.

Nos dois dias de exame, as provas acontecem das 14h as 18h. Recomenda-se aos candidatos chegar uma hora antes do início do concurso. A abertura dos portões está marcada para as 13h15. A permanência mínima em sala (tempo de sigilo) é de duas horas.

A Copeve reitera que é expressamente proibido, nos locais de prova, o uso de chapéus, bonés, óculos escuros, relógio de qualquer gênero, telefone celular, bips, pagers, controle remoto, alarme de carro, réguas, calculadoras ou de qualquer outro equipamento eletrônico. Cabelos longos deverão estar presos e aparelhos auditivos só poderão ser utilizados caso a necessidade tenha sido informada na inscrição. Durante as provas, é proibido também portar quaisquer impressos, bem como bolsas, braceletes, pulseiras, colares, brincos, piercings, bottons, broches ou outros acessórios, sujeitos à vistoria e retirada de sala. A não observância dessa recomendação implica em eliminação sumária do Processo Seletivo.

Anote o endereço dos campi da UFSJ onde acontecem as provas do vestibular:

Campus Santo Antônio
Praça Frei Orlando, 170 – Centro – São João del-Rei, MG
Campus Dom Bosco
Praça Dom Helvécio, 74 – Fábricas – São João del-Rei, MG
Campus Tancredo Neves
Av. Visconde do Rio Preto, s/nº - Colônia do Bengo São João del-Rei, MG
Campus Alto Paraopeba
Rodovia MG 443, km 7 – Ouro Branco, MG
Campus Centro-Oeste Dona Lindu
Rua Sebastião Gonçalves Coelho, 400 – Chanadour Divinópolis, MG
Campus Sete Lagoas
Rodovia MG 424, km 65 – Sete Lagoas, MG

O endereço dos demais locais de aplicação das provas pode ser consultado no comprovante definitivo de inscrição.

Cursos por campi

CAMPI DE SÃO JOÃO DEL-REI

1) CAMPUS SANTO ANTÔNIO

Bacharelado: Engenharia Elétrica Integral, Engenharia Mecânica Integral, Engenharia Mecânica Noturno

2) CAMPUS DOM BOSCO

Bacharelado: Psicologia Noturno – Formação de Psicólogo

3) CAMPUS TANCREDO NEVES

Bacharelado: Arquitetura e Urbanismo Integral e Zootecnia Integral

4) CAMPUS ALTO PARAOPEBA

Bacharelado: Engenharia Civil – ênfase em Estruturas Metálicas, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Química, todos integrais

5) CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU

Bacharelado: Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina, também integrais

6) CAMPUS SETE LAGOAS

Bacharelado: Engenharia Agronômica (Integral) e Engenharia de Alimentos (Integral)

Resultado

O gabarito preliminar das provas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos será divulgado via internet no dia 5 de junho. A lista dos aprovados em primeira chamada sai em 4 de julho.

Fonte: ASCOM/UFSJ


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: