dcsimg

Inscrito deve estar atento para não ser eliminado do Enem


Informações não verdadeiras prestadas no ato da inscrição e a falta de documentos para comprovar a solicitação de atendimento especial ou diferenciado são os principais motivos que acarretam na exclusão do inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. As condições da eliminação do participante constam do edital do Enem 2011, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep,  http://www.inep.gov.br/ e que deve ser lido atentamente por todos os interessados.

De acordo com o edital, a eliminação do participante ainda poderá ocorrer durante a realização das provas, caso ele faça qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes ou utilize lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros. O uso de dispositivos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphonestabletsipod®, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens também estão proibidos e resultam na exclusão do participante.

Pela primeira vez, para evitar a eliminação dos participantes e garantir a segurança das provas, o Inep determinou a distribuição de uma embalagem porta objetos, na qual o participante deverá depositar todos os objetos que não irá utilizar para responder as questões das provas. Para fazer as provas o inscrito deve usar somente a caneta esferográfica preta e transparente.

Isentos - Aqueles que solicitaram isenção do pagamento por declararem carência devem ficar atentos, pois o Inep/MEC pode solicitar, a qualquer momento, documentos que comprovem a carência, como atestado de residência, atestado de pobreza e de dependência econômica, que podem ser comprovados com a inclusão em algum programa para famílias de baixa renda do governo. O participante que prestar qualquer informação falsa ou inexata durante a inscrição e não satisfizer todas as condições estabelecidas no edital do Enem poderá ter também a inscrição cancelada.

Exame - No fim de semana da prova, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro, os candidatos que chegarem após o fechamento dos portões não poderão realizar o exame. Os portões abrirão a partir das 12h e serão fechados às 13h. Os candidatos devem chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência, respeitando o horário oficial de Brasília – DF.

Para que o aluno tenha acesso à sala de prova, é necessário que ele apresente um documento original com foto e com validade ou um boletim de ocorrência, em caso de perda da identificação, com validade de, no máximo, 90 dias da data de realização do Enem. Não serão aceitos protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou ainda cópia de documentos, mesmo que autenticadas.

Cartão de resposta – O estudante deve marcar no Cartão-Resposta a cor do Caderno de Questões, para não correr o risco de não ter a prova corrigida. Além disso, ele deve transcrever a frase contida no Caderno para o Cartão, também sob pena de eliminação no Enem.

A redação que tiver até sete linhas será considerada texto insuficiente. O candidato deve estar atento ao tema proposto para que a redação não seja anulada.

Fonte: Assessoria de Comunicação do INEP/MEC


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: