dcsimg

UFPE mantém nota do Enem como a primeira fase do Vestibular 2012


A UFPE aprovou, durante reunião do Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão (CCEPE), a manutenção da utilização das notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 como a 1º etapa do processo seletivo do Vestibular 2012 e da redação do Enem como parte da nota da 2ª etapa. Ainda não foram definidos o total de vagas a serem oferecidas no próximo ano e o período de inscrição. Pela resolução, aprovada no último dia 1º, a UFPE vai oferecer vagas em 92 cursos de graduação, sendo 78 cursos no Campus Recife, nove no Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru) e cinco no Centro Acadêmico de Vitória. A novidade é o curso de bacharelado em Educação Física, a ser oferecido no Recife.

Na primeira fase, valerão as notas do Enem 2011. Os interessados no curso de Música farão prova de Solfejo, também computada na primeira fase. A segunda fase será realizada em dois dias com provas específicas com pesos diferenciados. Os cursos são distribuídos em nove grupos. A composição da prova de Português 1, para todos, será a Redação do Enem 2011, com valor de oito pontos, e duas questões discursivas, com valor de um ponto cada, totalizando dez pontos. As demais provas conterão 16 questões objetivas de proposição múltipla, questões de múltiplas escolhas e/ou questões de respostas numéricas, com exceção da prova de Geometria Gráfica (para o Grupo VII), que poderá conter questões de resolução gráfica.

Foi mantida a realização de terceira etapa para os candidatos aos cursos do Grupo IX (Estatística, Matemática/Bacharelado e Química/Bacharelado, todos no Recife). Nesse caso, os candidatos aprovados e classificados farão duas disciplinas específicas durante o primeiro semestre letivo de 2012, sendo avaliados no decorrer e ao final do semestre, com a aprovação garantindo a vaga na UFPE.

A UFPE manteve também o acesso de forma unificada aos cursos de Engenharia de Alimentos, Civil, Eletrônica, Elétrica, de Energia, de Materiais, Mecânica, de Minas, Naval, de Produção e Química, conhecidos como o conjunto das Engenharias CTG, no Campus Recife. Nesse caso, o candidato aprovado e classificado fará a escolha definitiva por um dos cursos/turnos ao final do primeiro ano de seu vínculo com a UFPE. Apenas o total das vagas do conjunto das Engenharias CTG foi definido, sendo 385 no primeiro semestre e 290 no segundo.

INCENTIVO – A resolução aprovada pelo CCEPE mantém ainda o incentivo de inclusão social (bônus de 10%) na nota final para candidatos que concluíram os três anos do Ensino Médio integral e exclusivamente e em regime regular em escola pública estadual ou municipal de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal ou por meio do Exame Supletivo.

Os candidatos que escolherem cursos oferecidos em Vitória e em Caruaru e que concluíram os três anos do Ensino Médio integral e exclusivamente e em regime regular em escola privada ou em uma combinação de escola público-privada do interior do Estado de Pernambuco (fora do Recife e Região Metropolitana) também poderão solicitar o incentivo que, neste caso, corresponde a um acréscimo de 5% na nota final.

Os candidatos que solicitarem qualquer tipo bônus (10 ou 5%), o que deve ser feito no ato da inscrição, deverão comprovar a forma de conclusão do Ensino Médio por meio do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, além do Número de Identificação Social (NIS) no caso daqueles que concluíram o Ensino Médio por meio do Exame Supletivo, antes da publicação do resultado final do Vestibular 2012, a ser definida pela instituição organizadora do processo seletivo.

Quem solicitar o incentivo de inclusão social deverá comprovar a sua condição por meio da apresentação dos documentos mencionados acima na ocasião apropriada, sob pena de ter sua nota final recalculada sem o valor do bônus.

Fonte: COVEST/UFPE


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: