dcsimg

Mudanças no processo de ingresso na UPE


A Universidade de Pernambuco (UPE) lançou, hoje (29/06), o processo de ingresso na Universidade através do Sistema Seriado de Avaliação e Vestibular 2012 com muitas novidades.

As principais mudanças anunciadas são:

- fim do desvio padrão no cálculo da nota final;

- provas únicas para os candidatos (fim das provas específicas I e II);

- fim das questões de proposições múltiplas (V ou F) passando a prova a constar 140 questões de múltipla escolha;

- as provas das três fases SSA/UPE serão aplicadas em dois dias consecutivos contendo 90 questões;

- o vestibular continua sendo realizado em três dias de provas mas agora com 140 questões;

- os locais de provas serão determinados de acordo do o CEP do candidato, evitando grandes deslocamentos;

- a não declaração da língua estrangeira implica na aceitação do inglês.


Os interessados em concorrer a uma das 716 vagas do Sistema Seriado de Avaliação devem efetuar suas inscrições entre os dias 15/07 a 15/08/11, mediante o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 70,00. O período de inscrição e o valor para o SSA/UPE é o mesmo para qualquer umas das três fases. Já quem deseja concorrer a uma das 2.864 vagas no vestibular da UPE 2012 deve efetuar sua inscrição entre os dias 01 a 30/08/11, pagando uma taxa no valor de R$ 110,00. Ao todo estão sendo ofertadas 3.580 vagas.


As inscrições para qualquer uma das modalidades de ingresso na UPE devem ser feitas, exclusivamente, pela Internet, através do endereço eletrônico www.upe.br/processodeingresso, onde o candidato irá cadastrar um endereço de e-mail válido para receber as informações e atualizações de todo o processo.


O critério para concorrer ao sistema de cotas (20% das vagas de todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno) permanece o mesmo do ano passado. O sistema define como cotista aquele candidato que cursou, integral e exclusivamente, o ensino fundamental (II segmento – 5a à 8a séries) e o ensino médio em escolas públicas estaduais ou municipais do Estado de Pernambuco. Não são considerados cotistas estudantes oriundos de instituições federais ou filantrópicas.

Diferentemente do que acontecia no passado, quando o candidato dito cotista que não comprovasse suas condições era transferido para a seleção geral, ele agora será eliminado definitivamente do processo.

O pedido de isenção da taxa de inscrição de qualquer uma das fases do SSA/UPE deve ser feito entre os dias 15 a 20/07/11. Já o do vestibular 2012 deve ser solicitado entre os dias 01 a 05/08. No ato da solicitação deverá ser informado o Número de Inscrição Social (NIS), cadastro nacional instituído pelo Governo Federal que, de acordo com a Lei nº 14.016, de 23 de março de 2010 Art. 1º, diz: “Ficam isentas do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado de Pernambuco, cujos editais sejam publicados a partir da vigência desta Lei, as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais – CADúnico, de que se trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007, que possuam renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03 (três) salários mínimos”. Quem não informar o NIS não poderá se inscrever como isento.

As provas do vestibular 2012 acontecem numa única etapa, nos dia 04, 05 e 06/12/11. As provas da 1a e 2a fases do SSA/UPE serão realizadas nos dias 13 e 14/11/11, sendo a primeira pela manhã e a segunda a tarde. Já a 3a fase acontecerá nos dias 20 e 21/11/11. O resultado do vestibular 2012 da UPE e da 3a fase do SSA/UPE podem ser divulgados até o dia 21/12/11.


Outras informações através do e-mail: ssa.vestibular2012@upe.pe.gov.br, do twitter: @ingresso_upe_20, do facebook: ingresso upe, ou do telefone: (81) 3183-3660.

Clique aqui e confira a apresentação das principais mudanças no processo de ingresso na UPE.

Fonte: UPE


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: