dcsimg

Provas discursivas do Vestibular de Inverno começam hoje; 1º dia ocorreu sem imprevistos


Os candidatos ao Vestibular de Inverno da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciaram nesse domingo, dia 17, as provas que serão realizadas até terça-feira, dia 19. Nesta segunda-feira, 18, começam a segunda fase, com questões discursivas de Português e Matemática.

No domingo, foram 50 questões objetivas de todos os conteúdos, correspondentes à primeira etapa do concurso. As provas tiveram início às 14h no Colégio de Aplicação João XXIII, local escolhido pela Comissão Permanente de Seleção (Copese) para todos os 195 inscritos. Segundo o diretor da Copese, José Maria Pereira Guerra, o dia foi marcado pela tranqüilidade, sem qualquer ocorrência ou imprevistos. A única novidade foi a distribuição de caneta, lápis e borracha a todos os candidatos. Segundo o diretor, este é mais um critério de segurança que poderá ser adotado nas próximas edições do Vestibular e do Pism.

Dos 195 inscritos para as 90 vagas das licenciaturas em Matemática, Física e Química, 32 faltaram ao primeiro dia. Os cursos são novos, criados por meio do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), com entrada direta, ao contrário daqueles oferecidos através do curso de Ciências Exatas.

Camila Monteiro diz que gostaria de ter prestado o Vestibular no final do ano para Ciências Exatas e, como não foi possível, viu nesta edição uma nova chance de fazer o curso de Matemática. A candidata revelou não ter tido muito tempo para estudar e considerou difícil a prova fechada de Física.

Andressa Cirino da Silva também acredita que os conteúdos mais complicados nas provas de domingo foram Física e Química. Ela estava afastada dos estudos, mas resolveu voltar para o cursinho este ano e agora disputa uma vaga para Matemática. “Achei bom eles terem distribuído os materiais, caneta, lápis, borracha”, afirmou Andressa.

Situação diferente é a da candidata Fernanda Martins, que já faz Ciências Exatas na UFJF desde o início do ano, mas resolveu tentar de novo o Vestibular. Ela não quer esperar o término do primeiro ciclo do curso, de matérias mais gerais, e deseja iniciar logo na área que possui mais afinidade, a Física.

Os gabaritos das provas objetivas já estão disponíveis no site do Vestibular. Os que desejarem entrar com recurso devem fazer o pedido nesta segunda-feira, na Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus, até às 17h. Já os recursos concernentes às provas discursivas dos dias 18 e 19 devem ser protocolados no dia 20, próxima quarta-feira.

As orientações para esse segundo dia de exames são as mesmas, de acordo com o diretor da Copese: chegar com antecedência e não levar celular e outros aparelhos eletrônicos.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978/ 3979 (Central de Atendimento) e no site www.vestibular.ufjf.br.

Fonte: SECOM / UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: