dcsimg

UnB divulga resultado do Vestibular para indígenas


O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) divulgou hoje, 18 de julho, a relação dos candidatos aprovados em primeira chamada no Vestibular Indígena 2011. As provas foram aplicadas no dia 25 de junho. Ao todo, 152 candidatos concorreram a 10 vagas oferecidas nos cursos de Agronomia, Ciências Sociais, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia Florestal, Medicina e Nutrição. A relação dos aprovados pode ser conferida no endereço www.cespe.unb.br/vestibular/conveniofunai_unb2011.

Os 10 indígenas aprovados irão se juntar aos outros 44 indígenas de mais de 10 etnias que freqüentam a Universidade de Brasília desde 2004, quando a instituição firmou convênio com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para a realização do processo seletivo. No início, o ingresso era feito por meio de transferência facultativa e, a partir de 2006, a Universidade passou a organizar o vestibular exclusivo para esse público.

Apoio – Para os indígenas que vêm de outros estados, a Funai concede uma bolsa no valor de R$ 900,00 para ajudar nas despesas com estadia, alimentação e os estudos. Eles também recebem passagem aérea para Brasília e uma passagem anual para voltarem para as aldeias de origem.

A coordenadora de Políticas Educacionais da Fundação, Neide Martins Siqueira, avalia que o modelo de vestibular aplicado aos indígenas é positivo. “Neste ano, tivemos a inclusão do curso de Ciências Sociais, que surge para atender à demanda das comunidades indígenas. Além disso, o acompanhamento da UnB, de forma geral, tem melhorado bastante e isso tem sido bom para os alunos”, completou.

Integração – O Coordenador Acadêmico dos Estudantes Indígenas da UnB, Umberto Euzébio, informa que haverá uma programação para recepcionar os calouros indígenas a fim de orientá-los em relação à matrícula, matérias obrigatórias, alimentação, saúde, dentre outras rotinas da comunidade acadêmica. “Eles são de etnias e regiões diferentes. Fazemos o acompanhamento do processo de aprendizagem e principalmente de integração entre eles”, afirma.

O coordenador lembra que o Convênio da UnB com a Funai prevê que os estudantes indígenas, além de graduados nos cursos oferecidos, se voltem a causas sociais e ambientais quando retornam para a comunidade de origem. “Eles poderão desenvolver projetos sob os aspectos social, cultural e de relações entre os povos, fazendo uma abordagem plena como indivíduos e não somente como profissionais”, ressalta ele. 

Registro - O registro acadêmico será feito no dia 10 de agosto. Os candidatos podem procurar a Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA), ligada ao Decanato de Ensino e Graduação (DEG), onde serão encaminhados aos Postos Avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SSA). Para o registro, os aprovados devem apresentar originais e cópias do documento de identidade, CPF, título de eleitor acompanhado de comprovante de votação ou de justificativa de não votação na última eleição, histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão do ensino médio.

Fonte: CESPE / UnB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: