dcsimg

UnB divulga calendário de provas e inscrições


As datas de realização dos processos seletivos da Universidade de Brasília (UnB) no segundo semestre de 2011 estão definidas. Pelo calendário, estão previstas para dezembro as aplicações das provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS), nos dias 3 e 4, e do 1.º Vestibular de 2012, nos dias 10 e 11. As inscrições para participação nos dois processos serão realizadas entre os dias 26 de setembro e 16 de outubro, período que também será utilizado para as inscrições nos demais eventos de acesso ao ensino superior da instituição.

A Decana de Ensino de Graduação (DEG) da UnB, Márcia Abrahão Moura, salienta que o Decanato e o Cespe/UnB definiram um plano de divulgação das datas dos processos. “A partir de agora, o candidato tem conhecimento deste planejamento com antecedência. Estabelecemos esta forma para atender também à organização do Cespe e à da UnB”, explicou ela.

Ao coincidir os prazos das inscrições e dos pedidos de isenção de taxa de todos os processos, a expectativa do Cespe/UnB é harmonizar a operacionalização dos eventos. O Coordenador Acadêmico do Centro, Paulo Portela, acrescenta que o candidato será favorecido. “Como vários eventos de seleção da UnB estão interligados, direta ou indiretamente, o estabelecimento de um mesmo período de solicitação de isenção e de inscrição permite organizar procedimentos mais efetivos para que o candidato tome conhecimento das informações concernentes a esses eventos e não perca os prazos”, justifica. A aplicação das provas será em datas específicas (confira as datas no quadro abaixo).

Portela acrescenta que o vestibular da UnB é bastante noticiado pela mídia e a coincidência de datas com outros eventos contribui para que os processos relacionados a ele sejam bem divulgados. “Em parte, estamos normatizando agora o que já vem sendo feito concretamente, que é realizar o vestibular no início de junho e em meados de dezembro. Essas datas não vão ter grandes mudanças ano após ano. Nós estamos informando isso às escolas, aos alunos e aos pais, para que todos possam se programar melhor”, completa.

Mudanças – Neste ano, a antecipação da divulgação do cronograma de realização do vestibular e do PAS cria a oportunidade de esclarecimento quanto às mudanças que vão ocorrer nas provas dessas seleções. As novidades valem para candidatos da 1ª etapa do subprograma 2011-2013 do PAS e do 1º Vestibular de 2012 e, segundo o Coordenador Acadêmico do Cespe/UnB, “buscam, principalmente, aprimorar os critérios de avaliação no que se refere ao desenvolvimento da habilidade dos candidatos em elaborar textos. Vamos aproveitar o momento para explicar com a devida ênfase quais são essas mudanças”, afirma Portela (veja as novidades abaixo).

Mudanças no PAS e vestibular

- As provas terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (de respostas construídas pelos próprios candidatos, entre diagramas, gráficos, desenhos e textos) em cada uma das etapas do PAS/UnB e em cada dia de prova do vestibular.

- Questões do tipo D terão nota de corte. Os candidatos deverão atingir ao menos 20% da pontuação máxima possível no conjunto de questões aplicadas nos dois dias de prova do vestibular e nas três etapas do PAS/UnB.

- Em pelo menos 50% das questões do tipo D será avaliado o desenvolvimento da habilidade de elaboração de texto em língua portuguesa.

- A nota da redação, além de eliminatória, passará a ser classificatória.

- No PAS/UnB, haverá prova de redação em cada uma das três etapas e não apenas na terceira etapa, como ocorria anteriormente.

- Haverá fase de recursos para contestação da nota da redação por parte dos candidatos, assim como já ocorre na fase de provas objetivas, após divulgação dos gabaritos preliminares. 

- Os critérios de eliminação do PAS/UnB serão os mesmos adotados no vestibular no que se refere às provas objetivas: para não serem eliminados, os candidatos terão que atingir nota maior que zero.

- Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Farmacêuticas, oferecidos no diurno e no noturno, terão classificação unificada para o conjunto de vagas nos dois turnos (essa é a única mudança já aplicada no vestibular do meio do ano, cujas provas ocorreram em junho).

Provas e Inscrições

O período de inscrições das seleções de admissão da Universidade de Brasília (UnB), programadas para o segundo semestre de 2011, será entre os dias 26 de setembro e 16 de outubro. Confira as datas das provas:

Evento
Provas*
1º Vestibular de 2012
10 e 11 de dezembro
PAS – três etapas
3 e 4 de dezembro
Certificação de Habilidade Específica
19 a 21 de novembro
Proficiência em Inglês e Espanhol
13 a 25 de novembro
Transferência Facultativa para o 1º semestre de 2012
20 de novembro
Admissão de portadores de Diploma de Curso Superior
20 de novembro

*As datas de aplicação são prováveis.

Fonte: Wilton Castro - Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: