dcsimg

Udesc muda vestibular para adotar o Sisu no futuro


A pró-reitora de Ensino da Udesc, Sandra Makowiecky, anunciou que a universidade fará mudanças no vestibular de verão 2012 para viabilizar a transição entre o modelo atual e o que se pretende adotar no futuro, que é a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

“Está ocorrendo uma grande expansão das universidades em todo Brasil para receber alunos do ensino médio. A Udesc está com a estrutura pronta, em 10 cidades de Santa Catarina, mas precisamos aperfeiçoar nossas políticas institucionais para atender a essa demanda”, explica Sandra Makowiecky. 

As mudanças serão em duas dimensões: no plano estrutural e no aspecto pedagógico. A partir do vestibular de verão 2012, a prova será em fase única, no dia 20 de novembro de 2011, nos períodos matutino e vespertino, com 120 questões objetivas e com redação com tema único. Assim, a Udesc revisa a perspectiva de vocacionamento  do vestibular e não terá questões com enfoque em Santa Catarina, já que sua identidade com temas regionais não é compatível com os critérios do Sisu, além de tornar a seleção nacional, com valorização de conhecimentos gerais. As provas práticas para os cursos de Teatro e Música vão permanecer.

“Vamos ampliar a nota de corte, de quatro, para cinco vezes o número de vagas de cada curso, e este será o pré-requisito para a correção das redações. Além disso, haverá uma nota de corte de 10% para prova objetiva”, afirma Sandra Makowiecky.

A pró-reitora de Ensino ressalta ainda que “é neste quadro lamentável de deficiências de ensino fundamental e médio que as universidades devem se preparar para atuar e propor mudanças. Temos que nos preocupar com a garantia da qualidade da graduação da educação pública.  Não adianta falar em expansão e qualidade se continuarmos a deixar de lado a formação de professores para enfrentar os desafios colocados nas salas de aula do ensino público e também do privado", complementa Sandra Makowiecky.

Vestibular de Verão 2012

O vestibular de verão 2012 será no dia 20 de novembro. No período matutino, com duração de 3h30, os candidatos responderão a 60 questões objetivas divididas igualmente em Matemática, Biologia, História e Geografia. No período vespertino, serão 60 questões, sendo 20 de português, 15 de Física, 15 de Química  e 10 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação com tema comum para todos os candidatos. 

As inscrições para o Vestibular de Verão 2012 vão acontecer de 1º a 30 de setembro no http://www.vestibular.udesc.br

Fonte: Jornalista Thiago Augusto -Assessoria de Comunicação da Udesc


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: