dcsimg

UFCG pretende criar cursos de Arquitetura, Engenharia Química e Engenharia Civil em Pombal


Assinado na última sexta-feira, 26, na cidade de Pombal, o termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Governo do Estado e a prefeitura daquele município do Sertão paraibano para a qualificação dos técnicos da administração municipal e a oferta de cursos de curta duração para a comunidade carente, através do Centro de Vocação Tecnológica (CVT) da universidade.

Instalado no Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) de Pombal, o CVT é vinculado à Reitoria da UFCG e tem entre suas metas a inclusão social e o desenvolvimento dos arranjos produtivos do Semiárido paraibano. Atualmente, o centro conta com 38 alunos de pesquisa e 120 de extensão.

Na cerimônia de assinatura do termo, realizada na Câmara Municipal de Pombal, o reitor Thompson Mariz falou da alegria de ver a universidade ampliando suas ferramentas e ações de interação com a sociedade, e que o CVT era um espaço fértil para o desenvolvimento de experimentos e compartilhamento de conhecimentos. “Tirando a universidade do isolamento, partilhando seus saberes e se voltando ainda mais para as demandas sociais”.

Ao falar da ampliação da interação universidade e cidade, destacou o compromisso da administração central da UFCG com o estado, particularmente pelo desenvolvimento do Semiárido. “Onde o Sertão, Cariri e o Curimataú, entendidos e estimulados por projetos técnico-científicos, auxiliem na compreensão e solução dos problemas regionais e, consequentemente, se destaquem como exemplos da transformação sócio-econômica advinda pela interiorização da Educação Superior”, disse

Ele também anunciou o projeto de criação dos cursos de graduação em Engenharia Química, Engenharia Civil e Arquitetura para o campus de Pombal, no Reuni II; e falou da necessidade de se pensar em mais quatros cursos, compondo assim a configuração anunciada pelo MEC como básica (dez cursos) para um campus universitário, antecipando ainda a intenção de criar dois pólos ligados ao CCTA, nas cidades de Coremas e São Bento.

O vice-reitor Edilson de Amorim falou da obviedade das descobertas científicas, afirmando que apenas refletem as variáveis formas de expressão da natureza, da quebra de mitos e de um mundo cada vez mais integrado pelos avanços nas comunicações, onde a principal moeda de intercâmbio é o conhecimento. “Por isso, a necessidade e obrigatoriedade da UFCG de partilhar seus avanços, estimulando a busca pela ciência e provocando novas idéias”.

Ana Lídia Cavalcanti, assessora técnica da Secretaria Estadual de Turismo e Desenvolvimento, destacou a importância da educação e do conhecimento, como bases e alicerces, para o desenvolvimento social e econômico da Paraíba. Palavras partilhadas pelo diretor do Centro de Ciências Tecnológicas e Agroalimentares (CCTA), campus da UFCG em Pombal, e pela prefeita do município, Pollyanna Feitosa.

O ex-diretor do CCTA, Martinho Salgado, lembrou que já na instalação do campus de Pombal vislumbrou o CVT como um centro de extensão, promotor de uma maior integração universidade-cidade. “Desde então, defendi e busquei a integração do centro à UFCG. Pensando numa cooperação crescente e interdependente, com projetos próprios de subsistência e que gerassem recursos humanos e estruturais para o crescimento socioeconômico do nosso Sertão”.

A professora Alfredina dos Santos Araújo, diretora do CVT, reiterou que o centro reforça o vínculo UFCG/Pombal pelo desenvolvimento regional e auxilia o CCTA no planejamento de ações voltadas aos aspectos agroalimentares e ambientais, elencando projetos atualmente desenvolvidos, “como o de reflorestamento, melhoria do mel e do controle de qualidade do leite e do queijo vendido de porta em porta na cidade”.

Fonte: Marinilson Braga - Ascom/UFCG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: