dcsimg

Inscrições para o Vestibular UFMG 2012 terminam nesta sexta


Termina na próxima sexta-feira, 9, o prazo para inscrições para o Vestibular UFMG 2012. O edital está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular. Com taxa de R$ 95, as inscrições devem ser feitas somente pela internet (leia edital).

Para esta edição do concurso, que envolve 76 cursos e 6.670 vagas, será considerada apenas a pontuação obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012.

Só pode concorrer ao Vestibular UFMG o candidato que se inscreveu no Enem. Segundo a pró-reitora de graduação, Antônia Vitória Aranha, o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior, por isso, o uso da nota do Enem apenas deste ano, para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos".

Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira. Em 2011, a prova de redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8% do total de 40%.

No Vestibular UFMG 2012, os 16 pontos da prova de redação serão contabilizados na segunda etapa, e somados aos 80 das provas específicas. Segundo Antonia Vitória Aranha, essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG concluiu que “o perfil discursivo da prova de redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.

Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da redação é a que demanda mais tempo, impactando a entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da redação do Enem na segunda etapa acelera o nosso processo de seleção”, destacou.

Sobre a aplicação de uma nova prova de português – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – a 44 dos 75 cursos de graduação – outra mudança no Vestibular UFMG 2012 – a pró-reitora de graduação esclareceu que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos candidatos. “A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos da própria Universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na Universidade”, destaca.

Livros

Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova de Português e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas.

O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros Espumas flutuantes, de Castro Alves; Dom Casmurro, de Machado de Assis; Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares; e Infância; de Graciliano Ramos. A obra Mar absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.

Outra alteração do edital é específica para os alunos do curso de Gestão de Serviços de Saúde que, além da prova de História, farão as de Matemática A e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A.

Informações sobre os cursos da UFMG estão no site da Mostra das Profissões.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG

 


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: