dcsimg

Uepa recebe 98 mil inscrições aos Processos Seletivos 2012


A Universidade do Estado do Pará (UEPA) bateu seu próprio recorde mais uma vez e inscreveu aos seus Processos Seletivos 2012 cerca de 98 mil candidatos. Em relação ao ano de 2010, quando se inscreveram pouco menos de 80 mil pessoas, a procura dos estudantes cresceu em mais de 23%. Aumentou também, em quase 100%, a solicitação de Portadores de Necessidades Especiais (PNE) para realizar as provas. Os números exatos ainda não foram divulgados porque a Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) ainda recebe informações bancárias relacionadas às inscrições que deverão influenciar na contagem total do número de inscritos. Diante desses índices, a instituição espera receber, só no dia no dia 27 de novembro, dia do primeiro exame do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise) - subprograma XV, aproximadamente 79 mil vestibulandos.

As inscrições foram encerradas no último dia 15 de setembro e o prazo para o pagamento da taxa de inscrição terminou no dia seguinte, 16 de setembro, sexta-feira. Candidatos que perderam esses prazos não terão mais como realizar o procedimento. A mesma regra vale para os isentos que ganharam total ou parcialmente o benefício de não precisar pagar as referidas taxas: quem não se inscreveu pelo site http://www.uepa.br perdeu automaticamente a vantagem. O DAA deve divulgar até o fim desta semana a demanda candidato/vaga dos Processos Seletivos 2012. A homologação das inscrições deverá acontecer até 23 de outubro, e os candidatos estarão liberados para imprimir o comprovante de inscrição no dia seguinte, 24.

Provas – A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h às 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário.

Na primeira etapa, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia. Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Vagas - Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Dentre as novidades deste ano estão a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado. Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açú; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Serviço: Processos Seletivos 2012 - Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição. Quem não conseguir, deve entrar em contato com a DDA, no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo) até o dia 7 de novembro ou pelos e-mails correto@uepa.br (Prosel); correto15@uepa.br (Prise 1ª etapa);correto14@uepa.br (Prise 2ª etapa); correto13@uepa.br (Prise 3ª etapa). Provas acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, e no dia 18 de dezembro. Mais informações pelo (91) 3299-2216 ou daa@uepa.br.

Fonte: UEMG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: