dcsimg

Unesp tira dúvidas dos candidatos antes da 2ª fase


A Unesp realizará a segunda fase do Vestibular 2012 no domingo e na segunda-feira (18 e 19/12), das 14h às 18h30. Os 38.765 convocados responderão a 36 questões discursivas, 24 no primeiro dia, e 12 no segundo, quando também deverá ser feita uma redação. A menos de uma semana da segunda etapa, a Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp) esclarece questões freqüentes dos candidatos.

Uma das principais dúvidas dos vestibulandos é sobre a possibilidade de mudança de opção de curso quando o aluno passa para a segunda-fase. A Vunesp enfatiza que isso não é possível, nem mesmo após a aprovação na segunda-fase. O candidato só poderá se matricular no curso para o qual se inscreveu no vestibular.

Outra questão que gera confusão entre os estudantes é sobre a nota de corte dos cursos. O termo “nota de corte” não seria o mais apropriado, segundo a Vunesp. Isso porque a Unesp divulga, junto com o resultado da primeira fase, uma tabela com o número mínimo de acertos dos convocados para a segunda fase, mas o índice não é previamente estipulado, pois depende do desempenho do grupo de cada uma das 156 carreiras. O único dado antecipado é a eliminação de candidatos com número de acertos inferior a 19.

A prova de transferência, disponível para alunos que já cursam uma faculdade e desejam se transferir para a Unesp, não tem relação com o vestibular, que oferece 6.629 vagas para ingresso apenas no primeiro de graduação.

Alguns estudantes isentos de pagar a taxa do vestibular se assustam quando consultam o status de sua inscrição na internet e verificam que ela consta como “não efetuada”. A Vunesp esclarece que o candidato cujo pedido de isenção foi deferido já está automaticamente inscrito. O status de inscrição é para consulta apenas dos candidatos pagantes.

Aqueles que prestam vestibular para os cursos da capital e para os cursos de Design, Educação Artística e Arquitetura e Urbanismo do Câmpus de Bauru fizeram as provas de habilidades específicas neste domingo (11/12) e também deverão fazer a prova da segunda fase, no próximo final de semana.

A Unesp não envia carta indicando o local de prova dos candidatos. Essa informação deve ser consultada no site da Vunesp, clicando aqui.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 33 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 171 cursos de graduação e 118 programas de pós-graduação. Tem 46.634 alunos (35.929 na graduação, 10.705 na pós sctricto sensu), 3.543 professores e 7.153 servidores técnico-administrativos.

Tem cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da Vunesp


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: