dcsimg

Medicina é o curso mais concorrido


Medicina continua sendo o curso mais disputado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com 74,73 candidatos concorrendo a uma vaga no Grupo C (sem cotas) no Vestibular, o número aumentou em comparação a edição do ano anterior. A relação completa de candidatos por vaga foi divulgada pela instituição nesta quinta-feira, 17, e está disponível pelo site www.vestibular.ufjf.br. Veja aqui.

O curso também é o mais concorrido nos Grupos A (candidatos egressos de escola pública autodeclarados negros) e B (egressos de escola pública) do Vestibular, e no Grupo C do Pism. No processo seriado, mesmo sendo o curso mais disputado, a quantidade de inscritos para Medicina caiu. São 6,89 candidatos por vaga. Já nos Grupos A e B do Pism, Psicologia diurno encabeça a lista.

As engenharias ocupam a preferência de boa parte dos candidatos, figurando entre os cursos mais disputados da UFJF nos últimos anos. O pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, entende o fato como reflexo da condição econômica do país. “Não é fenômeno apenas daqui de Juiz de Fora. Em outras Universidades esse aumento também acontece, pois esta é uma carreira muito sensível ao aquecimento econômico”.

O número total de inscritos no Vestibular da UFJF foi de 17.019 e corresponde a um acréscimo de 13% em relação ao ano passado. Para o pró-reitor, a visibilidade da instituição não só na mídia, mas frente a todo sistema de educação superior do país contribui para o interesse dos ingressantes. O programa de reestruturação e expansão das universidades (Reuni), segundo ele, permitiu a contratação de mais professores e investimentos na pesquisa e pós-graduação, além da ampliação do número de vagas.

O diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, acredita que aumento é significativo, principalmente porque o Enem resultou em facilidades para o acesso a outras universidades. “Deixamos de aplicar provas em cidades da região, como Viçosa e Volta Redonda, e, seguindo a lógica, a tendência seria diminuir, mas aconteceu o contrário.”

Outras informações: (32) 2102-3738 (Copese) e (32) 2102-3911/ 3989/ 3979 (Central de Atendimento)

Fonte: UFJF


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: