dcsimg

Confira dicas para o ENEM 2011 que acontece neste fim de semana


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano acontecerão neste final de semana em 40 mil locais espalhados por todo o país. Os portões de acesso serão fechados às 13h (horário de Brasília), portanto é recomendado que o candidato chegue com antecedência ao seu local de prova, previamente consultado no site do INEP, lembrando que para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem.

Preparação antes da prova

O momento agora é de desacelerar o ritmo de estudos e, no máximo, revisar os assuntos que apresentam maior dificuldade de entendimento ou geram dúvidas.

Uma boa noite de sono e cuidados com a alimentação são os primeiros passos para enfrentar os dois dias de prova. São recomendados alimentos leves, de fácil digestão como frutas e lanches com pouca gordura.

Documentos válidos

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Os documentos aceitos são:

  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto.

O que levar nos dias de prova

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da carteira, lembrando de resgatá-la ao final da prova.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

  • Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
  • Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

Provas

Este ano, 5,3 milhões de estudantes farão o exame. Uma das orientações do Ministério da Educação (MEC) é que os candidatos confiram, antes de começarem a prova, se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta. O estudante também deve verificar se os seus dados pessoais estão corretos.

As provas serão aplicadas em todo os estados às 13h (horário de Brasília). O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação, distribuídas conforme o quadro abaixo:

22/10/2011 (1º dia) Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova: 4h30
23/10/2011 (2º dia) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias Tempo para a prova: 5h30

Prova de Redação

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação:

  • Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
  • Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco";
  • Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente";
  • Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".

Resultado

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico www.inep.gov.br, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.

Os participantes poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Fonte: MEC/INEP


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: