dcsimg

Divulgada a lista de convocados para 2ª etapa do Vestibular 2012 da UFMG


A lista dos candidatos convocados para a segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 foi divulgada e está disponível no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve). A lista, que traz também o horário das provas de cada curso, foi elaborada a partir do resultado das provas de múltipla escolha do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fornecido à UFMG pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As provas do Enem foram realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

Os candidatos convocados para a segunda etapa da UFMG poderão consultar o local de provas pelo Comprovante Definitivo de Inscrição, que estará disponível no site da Copeve a partir da próxima segunda-feira, 26. No Comprovante Definitivo de Inscrição constam informações sobre local, data e horário das provas. Para ter acesso ao local dos exames o candidato deve imprimir e apresentar esse comprovante de inscrição, além do documento de identidade.

A segunda etapa do Vestibular 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012, nos turnos da manhã e da tarde, no campus Pampulha e em Montes Claros, conforme opção feita pelo candidato no ato da inscrição no concurso. Dos 18.624 convocados - dos quais 518 são treineiros - que disputam as 6.670 vagas em 76 cursos, 17.806 farão provas em Belo Horizonte e 818 em Montes Claros. As provas serão realizadas pela manhã, de 8h30 às 12h30, e à tarde, de 15h30 às 18h30. O acesso às salas será liberado a partir de 7h30 e os portões serão fechados nos horários previstos para início das provas, conforme previsto no Edital que rege o concurso. À tarde, os candidatos poderão entrar nas salas a partir de 14h30 e os portões serão fechados às 15h30.

Português

Sobre uma das mudanças no Vestibular UFMG 2012, que consiste na aplicação de uma nova prova de Português – Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A – a 44 dos 75 cursos de graduação, a pró-reitora de Graduação esclareceu que a decisão foi tomada tendo em vista a mensuração da capacidade de interpretação e de produção de textos dos alunos, além de manutenção da qualidade dos alunos que ingressam na universidade. “A demanda partiu de diversos colegiados e órgãos colegiados da própria universidade, como a Câmara de Graduação, que julgaram que é necessário aprimorar as habilidades dos alunos que ingressam na universidade”, destaca.

Segundo a pró-reitora, o Português é de extrema importância, pois o domínio desse conhecimento permeia todas as áreas do saber. “Um dos colegiados que solicitou a prova de Português e Literatura foi, por exemplo, o de Matemática por entender que às vezes o aluno tem o raciocínio matemático, mas não tem capacidade de interpretar o que está sendo colocado para ele”, explica.

Livros

Para os candidatos dos 44 cursos que farão prova Portuguesa e Literatura Brasileira não será exigida a leitura dos livros indicados para o concurso. A mudança está contida no edital dos programas das provas, aprovado pelo Conselho de Ensino e Extensão (Cepe). O edital define também que a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B será aplicada aos alunos dos cursos de Letras, Comunicação, Teatro e Dança, que deverão ler os livros

- Espumas flutuantes, de Castro Alves;

- Dom Casmurro, de Machado de Assis;

- Joias de família, de Zulmira Ribeiro Tavares;

- Infância; de Graciliano Ramos.

A obra Mar Absoluto, de Cecília Meireles, foi excluída da lista, por estar esgotada.

Provas de matemática

Desde o Vestibular 2011 são aplicadas duas provas diferentes de Matemática que, segundo a pró-reitora de Graduação, Antônia Vitória Aranha, têm nível de “profundidade” diferenciado de acordo com o curso. A prova de Matemática A será para o curso de Gestão Pública (curso oferecido em Belo Horizonte) e Administração (curso oferecido em Montes Claros).

A prova de Matemática B será aplicada para os seguintes cursos: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Física, Geologia, Química, Química Tecnológica, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Atuariais, Estatística, Matemática, Matemática Computacional, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Controladoria e Finanças, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação, todos em Belo Horizonte. Os candidatos ao curso de Engenharia Agrícola e Ambiental, em Montes Claros, também fazem a prova de Matemática B.

Para as 653 vagas ao concurso de Transferência e Obtenção de Novo Título, 1.561 candidatos farão provas em Belo Horizonte e 30 em Montes Claros. Os programas das provas são os mesmos dos candidatos ao Vestibular UFMG 2012. O valor total das provas corresponde a 80 pontos e serão aplicadas nos mesmos dias e horários do Vestibular.

Recomendações

A Copeve recomenda que os candidatos cheguem com meia hora de antecedência portando caneta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha, além do Comprovante Definitivo de Inscrição e documento de identidade (ou documento apresentado no ato da inscrição).

O candidato ou treineiro que, durante a realização das provas específicas da segunda etapa, for encontrado de posse ou portando, mesmo que desligados, qualquer tipo de relógio, telefone celular, pager, beep, calculadora, controle remoto, alarme de carro ou quaisquer outros componentes ou equipamentos eletrônicos, em funcionamento, ou não, terá suas provas do dia anuladas, será impedido de fazer as provas dos demais dias, se ainda houver, e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso. Para a devida verificação desses casos serão utilizados, inclusive, detectores de metais. Também será vedado o uso de bonés, chapéus e similares.

O edital dos programas das provas está disponível na página da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), no endereço www.ufmg.br/copeve

Os telefones da Copeve são (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: UFMG


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: