dcsimg

Unioeste: Índice de ausentes na primeira etapa foi de 4,72%


A abstenção na primeira etapa do Concurso Vestibular 2012 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi de 580 ausentes correspondente a 4,72% candidatos que deixaram de comparecer no primeiro dia de prova, realizada no último domingo, 27. A primeira fase transcorreu tranquila em todos os locais.

A prova foi realizada de forma unificada e simultânea nas cidades de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo. Os candidatos disputaram uma das 2.329 vagas em 33 cursos de graduação e 63 turmas.

Nesta etapa, a prova foi constituída por questões de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Literatura, Matemática, Português, Química e Sociologia. Conforme o diretor de Concurso, João Carlos Cattelan, o número de ausentes pode ser atribuído ao atraso dos candidatos para chegar ao local de provas e também por esquecimento de documentos. Os 11.684 candidatos que fizeram a prova ocuparam 260 salas de aula, em nove diferentes locais e em cinco municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado onde a Unioeste possuí câmpus.

Cascavel teve o maior número de vestibulandos inscritos somando 5.360, que fizeram provas no Câmpus e na Univel. Destes, 291 (5,41%) não compareceram. Em Foz do Iguaçu dos 2.246 candidatos inscritos 112 (4,98%) faltaram, em Francisco Beltrão dos 1.470 inscritos 63 (4,28%) também faltaram, em Marechal Cândido Rondon somaram 1.632 dos quais 54 (3,30%) não fizeram a prova e, em Toledo, do total de 1.556 candidatos ensalados 60 (3,85%) faltaram na prova da primeira fase do Concurso Vestibular 2012.

Fizeram prova em banca especial 52 candidatos, sendo 27 em Cascavel, 7 em Foz do Iguaçu, 8 em Francisco Beltrão, 3 em Marechal Cândido Rondon e 7 em Toledo. Apenas um candidato, de Francisco Beltrão, precisou de banca emergencial. Ele fez prova no hospital.

Entre os que ficaram em banca especial a maioria possuí deficiência visual (baixa visão e cegueira) seguidos por candidatos com deficiência auditiva, deficiência motora, dislexia, descalculia, deficiência motora, cadeirantes e muletantes, entre outras deficiências. Pela primeira vez a Universidade ofereceu provas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), obedecendo a Legislação Federal e atendendo solicitações das escolas para deficientes auditivos.

Locais

Os candidatos inscritos fizeram prova em nove diferentes locais: em Cascavel, no Câmpus da Unioeste e na União Educacional de Cascavel (Univel); em Foz do Iguaçu na Unioeste e na Faculdade União das Américas (Uniamérica); em Francisco Beltrão na Universidade Paranaense (Unipar); em Marechal Cândido Rondon na Unioeste, no Colégio Rui Barbosa e Faculdade Luterana Rui Barbosa; e em Toledo na Unipar/Câmpus 1.

Prova

A primeira etapa do Concurso Vestibular 2012 foi realizada com uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais, que é eliminatória, sendo constituída de 71 questões de múltipla escolha, abrangendo onze disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Literatura, Matemática, Química, Português, Sociologia e Língua Estrangeira, com a opção por Alemão, Espanhol, Inglês ou Italiano.

A maioria dos inscritos optou pela língua espanhola, somando 6.571, seguindo-se a opção pelo inglês, com 5.613, pelo italiano com 56 inscritos e por último apenas 24 candidatos escolheram a língua alemã. Dos 12.264 inscritos, 7.006 são do sexo feminino e outros 5.258 masculino.

Resultados

A divulgação do gabarito provisório será feita no dia 28, até às 10 horas, e do gabarito definitivo às 17 horas do dia 1 de dezembro. O resultado da primeira fase do Vestibular 2012 da Unioeste será publicado nos câmpus e Reitoria, e estará disponível no site do vestibular e em relatórios impressos até às 20 horas do dia 2 de dezembro no site http://www.unioeste.br/vestibular.

No dia 11 de dezembro de 2011, das 8h30 às 12h30, será realizada a segunda etapa com provas de Redação e de Conhecimentos Específicos, ambas de caráter obrigatório. A constituição das turmas e dos locais de provas da segunda etapa estarão disponíveis na internet até às 20 horas do dia 5 de dezembro de 2011. A divulgação do resultado da segunda etapa ocorrerá até às 16 horas do dia 21 de dezembro de 2011.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unioeste


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: