dcsimg

Como conseguir uma bolsa do ProUni


Por Marcele Chinarelli
Com a grande concorrência nos processos seletivos das universidades públicas, muitos vestibulandos estão buscando as universidades particulares como opção para conquistar a tão sonhada vaga em um curso de graduação. Porém, os altos custos das mensalidades das faculdades particulares são um grande problema a ser enfrentado pelos estudantes.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que permite ao aluno matriculado em instituição de ensino particular o financiamento do valor de seu curso a juros baixos, é uma forma de incentivar o ingresso em universidades que não são gratuitas.

Desde que foi criado, o ProUni (Programa Universidade Para Todos) ganhou destaque por oferecer descontos parciais ou integrais nas mensalidades de universidades privadas. Até o primeiro semestre de 2012, mais de 1 milhão de estudantes foram beneficiados, sendo que 67% desse número obtiveram bolsas integrais.

O que é o ProUni?

Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos concede bolsas de estudo parciais ou integrais em cursos de graduação em instituições de ensino superior particulares.

É destinado a estudantes egressos do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares (como bolsistas integrais) que possuam renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

O ProUni possui um sistema de seleção informatizado, que utiliza notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Modalidades das bolsas

São ofertadas as seguintes bolsas:

  • Bolsa integral: para candidatos cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1 salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial de 50% e de 25%: para candidatos cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.

Como fazer inscrição

As inscrições dos candidatos que atendam aos requisitos para participação do processo seletivo do ProUni serão realizadas exclusivamente pela Internet, através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponibilizada no portal do ProUni (prouniportal.mec.gov.br) durante o período determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

No ato da inscrição, o candidato pode escolher 2 opções de curso, em faculdades diferentes ou não. Também será necessário informar o número de inscrição e a senha cadastrado no Enem, o número do CPF e um endereço de email válido para receber eventuais comunicados.


Principais requisitos

Os candidatos devem ser brasileiros, não portadores de diploma de cursos superior e terem participado do Enem. Além disso, é necessário atender a um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola particular como bolsista integral;
  • Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral;
  • Ser portador de deficiência
  • Ser professor da rede pública de ensino, exercendo magistério da educação básica e integrando quadro de pessoal permanente em instituição pública.

Nota do Enem

A pré-seleção de candidatos utilizará média das notas obtidas nas provas das áreas de conhecimento em Redação, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Não poderá participar do ProUni o candidato cuja nota obtida no Enem tenha as seguintes condições:

  • Nota inferior a 400 pontos;
  • Nota da Redação igual a zero.

Acompanhe as notícias do Portal Passeiweb.com para ter mais informações sobre o período de inscrição ao ProUni.


Referências

* * *

http://siteprouni.mec.gov.br/index.php


Comentários

Veja mais artigos de Vestibular

<< Outros artigos de profissoes

Comentários

Siga-nos:

Instituições em Destaque

 
 

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e receba as últimas notícias do Vestibular além de dicas de estudo: